Foto: Divulgação
A Paraíba vem se consolidando como referência nacional na área da educação pública. Prova disso é a recente agenda institucional do secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, que percorreu o Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul entre os dias 14 e 16 de abril. A viagem teve como objetivo principal partilhar as práticas exitosas da rede estadual paraibana, além de conhecer iniciativas que possam fortalecer a implementação de novos programas no estado.
Durante os encontros, o secretário apresentou três grandes destaques da política educacional paraibana: o Conexão Mundo, considerado o maior programa de intercâmbio estudantil da rede pública do país; o Passe Livre Estudantil, uma ação inovadora que busca incentivar a frequência escolar através do transporte gratuito para alunos da rede estadual; e o Primeira Chance, que oferece estágios remunerados a estudantes do ensino técnico, pagos pelo próprio Governo do Estado.
A agenda teve início no Distrito Federal, onde Wilson Filho foi recebido pela secretária de Educação Hélvia Paranaguá e sua equipe. Na ocasião, ele detalhou os projetos de sucesso da Paraíba e conheceu ações voltadas ao uso de tecnologia na aprendizagem. Ainda em Brasília, o secretário se reuniu com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, para apresentar novos projetos que devem ser implantados ainda em 2025.
Na terça-feira (15), o compromisso foi no estado do Mato Grosso, onde foi recepcionado pelo secretário Alan Porto. As iniciativas paraibanas novamente chamaram atenção pela abrangência e resultados alcançados junto aos estudantes.
Já na quarta-feira (16), Wilson Filho esteve no Mato Grosso do Sul, acompanhado do secretário de Educação local, Hélio Daher. Além de visitar escolas e dialogar com gestores, o secretário paraibano conheceu o programa estadual de segurança nas escolas e ações de educação profissional no Ensino Médio. O programa Primeira Chance ganhou destaque na apresentação, sobretudo pelo diferencial de garantir estágios remunerados em empresas parceiras, proporcionando uma ponte real entre a sala de aula e o mercado de trabalho.
“Foi uma semana de muita troca de experiência e essa partilha é muito importante. Recebemos há cerca de 15 dias todos os secretários estaduais de Educação na Paraíba, durante a reunião do CONSED e eles ficaram encantados com as iniciativas que estamos conseguindo executar aqui. Logo que cheguei a Secretaria estive em outros estados, como São Paulo, Paraná e recebi o convite para conhecer de perto o trabalho dessas outras Secretarias. Fazer educação exige esse compartilhamento de aprendizados e como este ano, além do Passe Livre Estudantil, anunciaremos outros programas inovadores, foram ocasiões perfeitas para ver o que tem funcionado bem em outros locais e como podemos fazer essas ações darem certo dentro da nossa realidade. A educação da Paraíba vive de fato o seu melhor momento e 2025 ficará marcado na história como o melhor ano vivido nesta área em nosso estado”, afirmou Wilson Filho.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A abertura do Natal Iluminado 2025 acontece nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h, reunindo…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), respondeu…
Na tarde desta sexta-feira (5), a Justiça concedeu prisão domiciliar ao médico Fernando Cunha Lima,…
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), fez uma avaliação positiva do primeiro encontro…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), reafirmou…
Divulgado nesta sexta-feira (5) o edital de concurso público para a Câmara Municipal de Bayeux,…