O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UEPB), Valdiney Gouveia, minimizou o bloqueio orçamentário do governo Bolsonaro que afetou as instituições de ensino superior do Brasil, incluindo a própria UFPB.
Na nota assinada por Valdiney, o termo “corte” é substuído por “contigenciamento” e o reitor garante que não haverá dificuldades para o encerramento do ano com a realidade financeira imposta pelo bloqueio.
Confira a publicação:
A Junta de Execução Orçamentária do Governo Federal deliberou por bloqueio de dotação de despesas discricionárias com o fim de cumprir a regra do teto de gastos (EC 95/2016), sendo realizado no dia 28/11/2022 o estorno do limite orçamentário a utilizar por unidades vinculadas ao MEC, incluindo a Universidade Federal da Paraíba. O que isso significa e qual o impacto na UFPB? De momento, não houve corte, mas contingenciamento; a propósito desse contingenciamento, não haverá impacto em despesas prioritárias em nossa Universidade (e.g., pagamento de salários, bolsas, auxílios estudantis, terceirizados), inexistindo dificuldade para encerrar o presente ano. Não obstante, se houver o corte, sim impactará em investimentos desta Instituição.
Entenda
Entidades ligadas à educação superior no Brasil disseram nesta segunda-feira (28) que o governo federal efetuou um novo bloqueio de verbas para as instituições de ensino.
De acordo com o deputado paraibano Gervásio Maia (PSB), que faz parte da equipe de transição, o valor bloqueado em instituições de ensino superior foi de R$ 224 milhões.
O desfile do bloco Muriçocas do Miramar, que será realizado nesta quarta-feira (11) à noite,…
A pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do Estado ganhou adesões relevantes neste…
Governo dos EUA disse que um funcionário fez a postagem. O vídeo racista postado na…
A presidenta estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputada Cida Ramos, comentou nesta sexta-feira…
Durante a madrugada deste sábado (7), policiais penais que atuam na Penitenciária Padrão de Campina…
Na manhã deste sábado (7), um carro com sete ocupantes saiu da pista e capotou…