Pelo 2º ano consecutivo, o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) teve o melhor desempenho entre os centros universitários privados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País, no Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado no último dia 31 e, segundo a avaliação do MEC, o Unipê manteve a liderança no Estado, figurando em 1º lugar entre as instituições privadas de ensino superior da Paraíba, com notas 251 e 3. O indicador afere a qualidade do ensino de universidades, centros universitários e faculdades públicas e privadas de todo o Brasil.
O desempenho do Unipê – instituição paraibana com mais de 9 mil alunos, 12 cursos de graduação e 45 de pós-graduação – foi levada ao Plenário do Senado, em Brasília (DF), no último dia 3, pelo senador Efraim Morais (DEM-PB). O parlamentar destacou o fato de que entre as instituições públicas e privadas da Paraíba, o Unipê obteve o quarto melhor índice, atrás somente da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, que teve índices 297 e 4, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB (293 e 3) e Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (291 e 3). Este ano, 2 mil instituições de ensino superior foram avaliadas em todo o País e o Unipê aparece em 21º lugar no ranking nacional dos centros universitários privados.
50% dos professores são mestres e doutores
O 1º IGC do MEC foi divulgado em setembro do ano passado e será divulgado anualmente pelo MEC. Esse indicador considera o desempenho do estudante no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. No Unipê, cerca de 50% do corpo docente é formado por mestres e doutores. O resultado final do IGC está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).
Na avaliação do MEC, o Unipê aparece à frente de universidades federais do País, como a de Alagoas, de Sergipe, do Pará e do Amapá e, ainda, de instituições tradicionais como Anhembi Morumbi (SP), Ibirapuera (SP), Universidade Paulista (SP), Salgado de Oliveira (RJ), Estácio de Sá (RJ) e Gama Filho (RJ). “Estes resultados orgulham não apenas a nossa Instituição, sempre preocupada com a qualidade do ensino ministrado, mas também a Paraíba, que vê reconhecido o valor do seu ensino superior”, comentou o professor Oswaldo Trigueiro do Valle, reitor em exercício do Unipê.
Clique aqui e confira o ranking
Assessoria
A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…
A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…
A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…
Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…
O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…
A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…