Categorias: Educação

Unipê: Melhor índice do Norte, NE e Centro-Oeste

Pelo 2º ano consecutivo, o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) teve o melhor desempenho entre os centros universitários privados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País, no Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado no último dia 31 e, segundo a avaliação do MEC, o Unipê manteve a liderança no Estado, figurando em 1º lugar entre as instituições privadas de ensino superior da Paraíba, com notas 251 e 3. O indicador afere a qualidade do ensino de universidades, centros universitários e faculdades públicas e privadas de todo o Brasil.

O desempenho do Unipê – instituição paraibana com mais de 9 mil alunos, 12 cursos de graduação e 45 de pós-graduação – foi levada ao Plenário do Senado, em Brasília (DF), no último dia 3, pelo senador Efraim Morais (DEM-PB). O parlamentar destacou o fato de que entre as instituições públicas e privadas da Paraíba, o Unipê obteve o quarto melhor índice, atrás somente da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, que teve índices 297 e 4, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB (293 e 3) e Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (291 e 3). Este ano, 2 mil instituições de ensino superior foram avaliadas em todo o País e o Unipê aparece em 21º lugar no ranking nacional dos centros universitários privados.

 

 

50% dos professores são mestres e doutores
 

O 1º IGC do MEC foi divulgado em setembro do ano passado e será divulgado anualmente pelo MEC. Esse indicador considera o desempenho do estudante no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. No Unipê, cerca de 50% do corpo docente é formado por mestres e doutores. O resultado final do IGC está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).
 

Na avaliação do MEC, o Unipê aparece à frente de universidades federais do País, como a de Alagoas, de Sergipe, do Pará e do Amapá e, ainda, de instituições tradicionais como Anhembi Morumbi (SP), Ibirapuera (SP), Universidade Paulista (SP), Salgado de Oliveira (RJ), Estácio de Sá (RJ) e Gama Filho (RJ). “Estes resultados orgulham não apenas a nossa Instituição, sempre preocupada com a qualidade do ensino ministrado, mas também a Paraíba, que vê reconhecido o valor do seu ensino superior”, comentou o professor Oswaldo Trigueiro do Valle, reitor em exercício do Unipê.
 

Clique aqui e confira o ranking

 

Assessoria

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026