A Paraíba o tempo todo  |

UFPB, UFCG, IFPB e UEPB ofertam mais de 15 mil vagas em editais através da nota do Enem; confira

Você que sonha em ter acesso a instituições públicas de ensino técnico e superior na Paraíba, fique atento a matéria, pois estão sendo oferecidas 15.649 vagas para os cursos de graduação distribuídos entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O processo seletivo tem início na próxima terça-feira, dia 15 deste mês, no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como principal critério de avaliação. As notas do Enem foram disponibilizadas na última quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, o Ministério da Educação (MEC) estará ofertando mais de 221 mil vagas para as instituições públicas de ensino superior na primeira edição do Sisu desse ano, o 2022.1. De acordo com os dados disponibilizados pelo ministério, mais de 84,5% das vagas do Sisu são para as instituições federais, tanto universidades quanto os institutos.

A UFPB é a instituição pública de ensino superior da Paraíba com o maior número de vagas disponíveis através do Sisu. O sistema de seleção que utiliza a nota do Enem como critério de avaliação é, atualmente, a principal modalidade de ingresso na instituição. Ao total, são 7.625 vagas ofertadas que se distribuem em 122 cursos. A nota mínima para validar a participação no Sisu é 400 pontos na redação e 400 na pontuação geral do Enem. O período letivo de 2022.1 começa em agosto deste ano.

O total de vagas da UFPB se divide entre as vagas de ampla concorrência, sendo 3.807, e 3.818 vagas voltadas à lei de cotas para estudantes de escolas públicas, famílias consideradas de baixa renda e estudantes pretos, pardos, indígenas e/ou pessoas com deficiência, como previsto na Lei nnº 12.711, de 2012. Alguns dos cursos com o maior número de vagas através do Sisu são: Ciências Contábeis, com 300 vagas (200 no campus I, em João Pessoa, e 100 no campus IV, em Mamanguape); o curso de Pedagogia, também com 300 vagas, no campus I, em João Pessoa; Direito, com 200 vagas no campus I; Administração, com 260 vagas (160 no campus I, em João Pessoa, e 100 no campus III, em Bananeiras); Educação Física, com 140 vagas em João Pessoa; Medicina, com 130 vagas no campus I; Psicologia, com 110 vagas em João Pessoa; Secretariado Executivo Bilíngue, com 100 vagas em Mamanguape; entre outros.

UFCG – Na UFCG, 3.175 vagas estão sendo ofertadas no total, sendo 1.576 para ampla concorrência e 1.599 reservadas para a lei de cotas, todas distribuídas entre 75 cursos de graduação que se dividem em sete campi, sendo eles em Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé. Em relação à nota mínima, a instituição segue o acordado pelo Sisu, em que o candidato deve obter, pelo menos, 400 pontos na redação e na nota geral do Enem.

UEPB – A UEPB ofertará 3.139 vagas para 77 cursos, sendo 1.502 de ampla concorrência e 1.637 para ações afirmativas. A nota mínima também contempla os 400 pontos na redação e também 400 gerais no Enem, contudo, a universidade dispõe de peso para área (Redação, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática), considerando o curso em questão. No edital publicado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) é possível consultar o curso e a nota para cada área, bem como o peso. A instituição possui campi em Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna.

IFPB – Ao total são 1.710 vagas disponibilizadas pelo IFPB, que se distribuem em 43 cursos superiores entre os polos de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa. Além das vagas presenciais, desconsiderando o período remoto em razão da pandemia, a instituição oferece também, entre as vagas ofertadas, 200 voltadas ao curso de Licenciatura em Letras-Português na modalidade de Educação a Distância, também conhecida como EaD, em João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Picuí.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe