A Paraíba o tempo todo  |

UFPB tem 20 pesquisadores dentre os mais influentes do mundo, revela ranking de universidade americana

default

A Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em parceria com a Editora holandesa Elsevier BV, divulgou no último dia 10 de outubro a atualização 2022 para o “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, levantamento que avalia o impacto e a relevância dos pesquisadores e dos trabalhos científicos, e reúne o grupo de 2% dos cientistas mais influentes do mundo, dos quais 20 cientistas são da Universidade Federal da Paraíba.

O estudo foi fundamentado nas citações da base de dados Scopus e contempla duas avaliações dos pesquisadores. A primeira lista é composta pelos pesquisadores mais influentes quando se avalia o impacto das pesquisas durante toda a carreira acadêmica. Nesta, a UFPB está representada por 09 pesquisadores, sendo estes Dionísio Bazeia, Damião Pergentino, Valdir Barbosa Bezerra, Knut Bakke, Fernando M. B. Marques, Maria de Fátima Agra, José Maria Barbosa Filho, Edison Roberto Cabral da Silva, e Reinaldo Nóbrega De Almeida. No levantamento anterior apareciam 8 cientistas da UFPB.

Já a segunda lista é daqueles que foram os mais citados no último ano (influentes ao longo de 2021), na qual 18 cientistas da UFPB foram destaque, um aumento em relação à pesquisa anterior, na qual figuraram 16 cientistas da UFPB. A distinção aos pesquisadores está relacionada ao impacto de suas produções acadêmicas, avaliado a partir das citações de seus artigos.

Os resultados do levantamento também permitem a identificação dos pesquisadores mais influentes do mundo segundo o campo científico no qual trabalham. No Brasil, o segundo cientista mais influente na área de Química Medicinal e Biomolecular é o professor Damião Pergentino de Sousa, do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFPB. Ele compartilha o sentimento de figurar neste ranking:

“Estar neste seleto grupo de pesquisadores evidencia a qualidade da pesquisa realizada na UFPB e coloca a nossa Instituição entre as mais representativas do país. É o resultado de muito trabalho e a constante busca em produzir conhecimento científico que contribua para o avanço da ciência”.

O ranking se baseia em diversos parâmetros de avaliação, mas usa especialmente os parâmetros de citação padronizados, índice h, índice hm corrigido pelo coautor, citações de artigos com base nas posições do autor, além de um indicador composto. Uma característica do ranking da Stanford/Elsevier é que ele considera métricas com e sem autocitação, sendo possível identificar a citação do trabalho por outros pesquisadores, não apenas pelo próprio autor.

Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. Os percentis específicos de campo e subcampo também são fornecidos para todos os cientistas que publicaram pelo menos cinco artigos.

Damião Pergentino destaca que para que um pesquisador se torne influente, há valores importantes, como ter o perfil altamente colaborativo para conjugar os esforços com parceiros em um propósito comum, além de um espírito inovador, focado no aprimoramento da pesquisa. “A esses valores acrescento o rigor na condução da pesquisa, para obter resultados confiáveis à disposição da comunidade científica. É o que tento fazer”, disse.

Sobre o resultado do levantamento, o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, disse que, em nome da Universidade Federal da Paraíba, parabeniza a cada docente por suas contribuições.

Dos quase 200 mil pesquisadores, nesta última atualização, estão incluídos 844 brasileiros nos diferentes campos de conhecimento avaliados que se destacam como mais influentes em toda a carreira.

Ranking produção na carreira

Dionísio Bazeia Filho (Dep. de Física – CCEN)

Damião Pergentino de Sousa (Dep. de Ciências Farmacêuticas – CCS )

Valdir Barbosa Bezerra (Dep. de Física – CCEN)

Knut Bakke Filho (Dep. de Física – CCEN )

Fernando M. B. Marques (Prof. visitante do PPCEM)

Maria de Fátima Agra (Dep. de Biotecnologia – CBIOTEC)

José Maria Barbosa Filho (Dep. de Ciências Farmacêuticas – CCS)

Edison Roberto Cabral Da Silva (Professor aposentado da UFPB e voluntário no PPGEE – CEAR)

Reinaldo Nóbrega De Almeida  (Dep. de Fisiologia e Patologia – CCS)

Ranking ano de 2021

Damião Pergentino de Sousa (Dep. de Ciências Farmacêuticas – CCS )

Knut Bakke Filho (Dep. de Física – CCEN )

Valdir Barbosa Bezerra (Dep. de Física – CCEN)

Evandro Leite de Souza (Dep. de Nutrição – CCS)

Dionísio Bazeia Filho (Dep. de Física – CCEN)

Felipe Vigolvino Lopes ( Dep. de Engenharia Elétrica -CEAR)

Cláudio Benedito Silva Furtado (CCEN)

João Marcos Bezerra do Ó (Departamento de Matemática – CCEN)

Mário César Ugulino de Araújo (Departamento de Química – CCEN)

Eliton Souto de Medeiros (Dep. de Engenharia de Materiais – CT)

José Maria Barbosa Filho (Departamento de Ciências Farmacêuticas – CCS)

Celso Augusto Guimarães Santos (Departamento de Engenharia Civil e Florestal – CT)

Monica Carvalho (Departamento de Engenharia de Energias Renováveis – CEAR)

Reinaldo Nóbrega De Almeida (Departamento de Fisiologia e Patologia – CCS)

Edeltrudes de Oliveira Lima (Departamento de Ciências Farmacêuticas – CCS)

Marcus Tullius Scotti (Departamento de Química- CCEN)

Luciana Scotti (Farmacêutica no Hospital Universitário Lauro Wanderley e professora voluntária no PgPNSB-CCS)

Inácio de Almeida Pedrosa Filho (Departamento de Zootecnia – CCA)

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe