A Paraíba o tempo todo  |

UFPB entra em ranking internacional que avalia qualidade do ensino superior

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma das cinco universidades brasileiras a entrar, pela primeira vez, no ranking internacional da QS Quacquarelli Symonds, empresa de análise do ensino superior. O ranking mundial de universidades foi divulgado nessa terça-feira (8).

Além da UFPB, o levantamento incluiu pela primeira vez, também, outras quatro universidades: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Universidade Federal de Goiás (UFG), por terem atendido aos critérios de análise.

Outras oito instituições estão incluídas no ranking por melhorarem critérios como reputação acadêmica, reputação entre empregadores, número de professores e alunos, entre outros, aumentando de 14 para 27 o número de universidades brasileiras na lista e colocando o Brasil como o país com mais instituições na avaliação. Nesta edição, o QS World University Rankings 2022 expandiu para 1,3 mil o número de instituições ranqueadas, 145 a mais que na edição anterior.

Na América Latina, o Brasil é o país com mais universidades no ranking, superando Argentina e México, cada uma com 24.

No levantamento, as universidades são avaliadas considerando, como métricas: reputação acadêmica, reputação do empregador, proporção professor / aluno, citações por corpo docente, proporção internacional de docentes e proporção de estudantes internacionais. Os organizadores do levantamento avaliam que os resultados mostram o desempenho de 14,7 milhões de trabalhos acadêmicos. Foram contabilizadas 96 milhões de citações destes trabalhos, ouvidos 130 mil professores e 75 mil empregadores.

Da Redação com UFPB

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe