Categorias: Educação

UFPB é uma das 20 instituições brasileiras pré-qualificadas para Rede de Universidades do BRICS

PUBLICIDADE

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi uma das 20 Instituições de Ensino Superior (IES) pré-qualificadas para fazerem parte da Rede de Universidades do BRICS (BRICS-NU). O resultado foi publicado nesta segunda-feira (12.05) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pelo programa no Brasil.

Selecionada na área das Ciências da Saúde – uma das 11 áreas temáticas contempladas no edital de seleção publicado pela Capes no último mês de abril – a UFPB fica apta a concorrer, por meio de editais específicos, a financiamentos de projetos vinculados a cerca de 15 programas de pós-graduação que atuam em áreas relacionadas à temática da saúde.

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação (PRPG), Evandro Leite, coordenador institucional da Rede na UFPB, esses programas serão beneficiados com ações de mobilidade de docentes e discentes, com o desenvolvimento de projetos de pesquisa em cooperação e publicações científicas em coautoria.

Ainda segundo Evandro Leite, a aprovação da UFPB se alinha ao objetivo estratégico de internacionalização da universidade, que integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e prevê essa ampliação da colaboração com os países do BRICS.

“Essa pré-qualificação representa novas possibilidades de colaboração internacional dos pesquisadores da UFPB vinculados a diferentes programas de pós, sejam professores, sejam alunos”, acrescentou.

O financiamento, por meio dos editais de seleção a serem publicados, será bilateral, com recursos tanto da Capes quanto das agências dos demais países participantes da BRICS NU – Índia, Rússia, China, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia, Indonésia e Irã.

A rede busca fomentar a cooperação acadêmica, científica e cultural entre as universidades selecionadas em cada um desses países – assim como ocorreu no Brasil, 20 instituições de ensino superior foram pré-qualificadas em cada país-membro do BRICS.

A primeira atividade do grupo ocorrerá nos próximos dias 6 e 7 de junho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o encontro de reitores das instituições que compõem o BRICS. O intuito do evento, que contará com a presença da reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, é discutir possíveis parcerias no âmbito da Rede. Confira o vídeo com as informações aqui.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Atitude cruel e repugnante!

O auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), David Cosac Júnior, foi flagrado em vídeo cometendo…

27 de dezembro de 2025

Associação Campinense de Imprensa emite nota de pesar pelo falecimento do jornalista Thomas Bruno

A Associação Campinense de Imprensa (ACI) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do jornalista…

27 de dezembro de 2025

Frei Gilson se apresenta neste sábado em João Pessoa e programação conta com shows de outros religiosos

O religioso Frei Gilson se apresenta neste sábado (27), no Busto de Tamandaré, no projeto…

27 de dezembro de 2025

Frei Gilson chega a João Pessoa e se encontra com arcebispo da Paraíba, Dom Delson

O religioso Frei Gilson já está em João Pessoa para participar do Celebra João Pessoa…

27 de dezembro de 2025

João Pessoa terá operação especial de trânsito e transporte público para show de Frei Gilson

João Pessoa contará com uma operação especial de trânsito e transporte público neste sábado (27),…

27 de dezembro de 2025

Profissional que atuava no segmento de segurança privada é assassinado no Cariri paraibano

Um homem de 37 anos foi assassinado nesta sexta-feira (26), no município de Serra Branca,…

27 de dezembro de 2025