Categorias: Educação

UFPB é uma das 20 instituições brasileiras pré-qualificadas para Rede de Universidades do BRICS

PUBLICIDADE

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi uma das 20 Instituições de Ensino Superior (IES) pré-qualificadas para fazerem parte da Rede de Universidades do BRICS (BRICS-NU). O resultado foi publicado nesta segunda-feira (12.05) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pelo programa no Brasil.

Selecionada na área das Ciências da Saúde – uma das 11 áreas temáticas contempladas no edital de seleção publicado pela Capes no último mês de abril – a UFPB fica apta a concorrer, por meio de editais específicos, a financiamentos de projetos vinculados a cerca de 15 programas de pós-graduação que atuam em áreas relacionadas à temática da saúde.

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação (PRPG), Evandro Leite, coordenador institucional da Rede na UFPB, esses programas serão beneficiados com ações de mobilidade de docentes e discentes, com o desenvolvimento de projetos de pesquisa em cooperação e publicações científicas em coautoria.

Ainda segundo Evandro Leite, a aprovação da UFPB se alinha ao objetivo estratégico de internacionalização da universidade, que integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e prevê essa ampliação da colaboração com os países do BRICS.

“Essa pré-qualificação representa novas possibilidades de colaboração internacional dos pesquisadores da UFPB vinculados a diferentes programas de pós, sejam professores, sejam alunos”, acrescentou.

O financiamento, por meio dos editais de seleção a serem publicados, será bilateral, com recursos tanto da Capes quanto das agências dos demais países participantes da BRICS NU – Índia, Rússia, China, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia, Indonésia e Irã.

A rede busca fomentar a cooperação acadêmica, científica e cultural entre as universidades selecionadas em cada um desses países – assim como ocorreu no Brasil, 20 instituições de ensino superior foram pré-qualificadas em cada país-membro do BRICS.

A primeira atividade do grupo ocorrerá nos próximos dias 6 e 7 de junho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o encontro de reitores das instituições que compõem o BRICS. O intuito do evento, que contará com a presença da reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, é discutir possíveis parcerias no âmbito da Rede. Confira o vídeo com as informações aqui.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sob forte comoção, corpo do presidente da Câmara de Bayeux, Adriano Martins, é sepultado

O corpo de Adriano Martins, presidente da Câmara Municipal de Bayeux, na Região Metropolitana de…

25 de dezembro de 2025

Bruno Cunha Lima crava alianças para 2026 e confirma apoio a Efraim, Veneziano e Romero

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, reafirmou seu posicionamento sobre as eleições de…

25 de dezembro de 2025

Em carta, Bolsonaro defende candidatura de Flávio: “Continuidade do caminho”

O ex-presidente defendeu a candidatura do filho, Flávio Bolsonaro, na carta entregue antes da cirurgia que será…

25 de dezembro de 2025

Vacinação contra HPV é ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em alinhamento…

25 de dezembro de 2025

Idosa é assassinada a facadas por namorado de 40 anos em João Pessoa; caso é investigado como feminicídio

Uma mulher de 60 anos foi morta com golpes de faca na madrugada desta quinta-feira…

25 de dezembro de 2025

Todos os trechos de praias do litoral da Paraíba estão próprios para banho neste feriado de Natal

Todos os trechos de praia do Litoral da Paraíba estão próprios para banho durante o…

25 de dezembro de 2025