A Paraíba o tempo todo  |

UFPB convoca estudantes para apurar denúncias étnico-racial

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Pró-reitoria de Graduação (PRG), divulgou um edital de convocação de 38 estudantes para apurar denúncias de irregularidades na autodeclaração étnico-racial de estudantes que, possivelmente, tenham ingressado em vagas reservadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para pretos e pardos.

A PRG criou no último mês de julho, uma comissão de inquérito para investigá-los.

Segundo a pró-reitora de graduação, Ariane Sá, a PRG está concentrando esforços no sentido de garantir, até o final da atual gestão, a apuração das denúncias feitas pelo Ministério Público Federal (MPF), pela Ouvidoria da UFPB e pelo público em geral.

O edital de convocação divulgado tem como objetivo realizar o procedimento de heteroidentificação racial, que consiste em recorrer, ao entendimento social de outro, que não o próprio candidato, a identificação de raça.
Após o registro de denúncias de possíveis casos de fraudes, totalizando 38 pessoas recebidas entre 2019 e 2020, a PRG criou uma comissão de inquérito para investigá-los. Em virtude do isolamento social, a confirmação da autodeclaração ocorrerá de forma remota, por meio do envio de imagens que comprovem os aspectos fenotípicos, que envolvem características físicas como a cor da pele, a textura do cabelo e aspectos faciais.

Em virtude do isolamento social, a confirmação da autodeclaração ocorrerá de forma remota, por meio do envio de imagens que comprovem os aspectos fenotípicos, que envolvem características físicas como a cor da pele, a textura do cabelo e aspectos faciais.

A heteroidentificação também ocorrerá com base nos documentos enviados pelos convocados, mas, após o fim do período de isolamento social, serão realizadas audiências presenciais.

O edital de convocação divulgado é parte do trabalho da comissão de inquérito, responsável por avaliar os documentos enviados pelo sindicato e por realizar o procedimento de heteroidentificação racial, que consiste em recorrer ao entendimento social de outro em relação a identificação da raça, que não seja o próprio candidato.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe