A Paraíba o tempo todo  |

UEPB terá mais de 3,1 mil vagas para a edição 2022/1 do SiSU

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai ofertar no semestre 2022.1, 3.139 vagas para todos os 77 cursos de Graduação nos oito câmpus da Instituição. A definição foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UEPB em reunião ordinária, realizada por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (13). A atividade foi presidida pela reitora, professora Célia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca.

Na mesma reunião, o Consepe também aprovou a proposta encaminhada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) que consiste com os ajustes no Calendário Acadêmico 2021.2, além da aprovação dos Calendários Acadêmicos 2022/1 e 2022/2. A reunião foi transmitida ao vivo pelo canal Rede UEPB no YouTube.

O Termo de Adesão da Instituição ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) referente ao semestre 2022.1, foi aprovado por unanimidade, levando em conta que o SiSU usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso aos cursos de graduação. A Resolução homologada pelo Consepe, estabelece o quantitativo de vagas por cursos, pesos e notas mínimas, para ingresso nos cursos de Graduação da UEPB, tanto nos cursos de Bacharelado quanto nos cursos de Licenciatura, e já leva em conta a bonificação de 10% nas notas do Enem, e a política de reservas de vagas.

Para ingresso em todos os cursos da UEPB ficou estabelecido a quantidade de 400 pontos como a nota mínima obtida no Enem, tanto por Área como na Redação. Eventuais vagas remanescentes ou adicionais serão preenchidas por seleção própria, com critérios definidos em edital publicado pela PROGRAD. As aulas do semestre 2021.2 começam no mês de abril. O texto aprovado, assegura a bonificação de 10% nas notas do Enem dos candidatos que tenham cursado ensino médio integralmente no Estado da Paraíba, conforme Lei n° 12.122 da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, e que foi acatada na penúltima reunião Consepe.

A Resolução também estabelece a política de reserva de vagas no âmbito dos cursos da UEPB, para pessoas negras, indígenas, ciganas, quilombolas, trans (transexuais, travestis e transgêneros), pessoas com deficiência, pessoas oriundas de escolas públicas e pessoas consideradas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que estudaram em escolas privadas com bolsa de estudo integral, conforme definição do Consepe.

Em seu parecer, o relator do processo, professor Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior, destacou que a proposta era de análise simples, visto se tratar do estabelecimento de procedimentos corriqueiros na Instituição, que ocorre todos os anos anterior a publicação dos classificados no processo seletivo de ingresso no Magistério Superior através do Enem/SiSU. O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, explicou que a Resolução foi publicada em ad referendum, devido ao prazo do SiSU ter sido fechado, sendo impossível fazer a solicitação de modo extraordinário, a reabertura do termo para inclusão das vagas disponíveis pela instituição. “Os interessados deverão ficar atentos ao calendário do SiSU que será disponibilizado na internet pelo Ministério da Educação”, destacou o pró-reitor.

Calendário

Após votar o Termo de Adesão do Sisu, o Consepe aprovou o ajuste no Calendário Acadêmico 2021.2, e aprovação dos Calendários Acadêmicos 2022/1 e 2022/2. Em relação ao semestre letivo 2021.2, cujas aulas começaram em 22 de novembro, o término previsto é para 6 de abril de 2022. A alteração foi a inclusão do recesso no período de final de ano entre 27 e 30 de dezembro.

O calendário acadêmico 2022.1 tem o início das aulas previsto para o dia 25 de abril, e o final para o dia 12 de agosto, garantindo assim o cumprimento de 82 dias letivos. Já o calendário 2022.2, tem previsão para o dia 29 de agosto e o término em 16 de dezembro, assegurando também o cumprimento de 86 dias letivos.

Em seu parecer, a relatora Milena Barbosa de Mélo, destacou que mesmo no contexto da pandemia, a UEPB garante o cumprimento de todas as atividades essenciais no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão, para o pleno desenvolvimento do período letivo.

O calendário acadêmico aprovado segue os mesmos preceitos do semestre anterior, com aulas síncronas e assíncronas, e garante a realização das aulas nos períodos de formação pedagógica para professores da Instituição, matrículas on-line, trancamento, reajuste, dispensa de componentes curriculares, mudanças de turno, avaliações, transferências, reposições, reingresso, colação de grau e prazo para registro das atividades docentes.

PB Agora com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe