A Paraíba o tempo todo  |

UEPB realiza atividades culturais e solidárias na abertura de semestre

Um trote diferente, com luta, esportes radicias, música, dança e solidariedade. Foi assim que o período letivo 2017.2 começou nos oito câmpus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Como já era esperado, no primeiro dia de aula o movimento foi intenso, com os veteranos aproveitando o retorno das aulas para rever colegas e os novatos conhecendo o ambiente onde passarão os próximos anos estudando e ampliando seus conhecimentos para se formarem em uma profissão.

No Câmpus de Campina Grande, as boas-vindas foram dadas pelo coordenador de Esportes e Lazer da Instituição, professor José Eugênio Eloi; pelo pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade; e pelo pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria Estudantil (PROEX), André Barbosa Carneiro. Nas escadarias da Central de Integração Acadêmica, os estudantes foram surpreendidos com um grupo de rapel escalando o prédio. Tratava-se de uma apresentação especial, feita pelo grupo DNA, que integrará a partir deste ano o projeto radical e de aventura a ser desenvolvido pela Coordenadoria de Esportes e Lazer, com a realização de um curso de rapel e caminhada ecológica.

Na Central de Integração Acadêmica, os estudantes foram acolhidos com atividades culturais, esportivas e ações que estimulam a solidariedade. Aluno do 1º período de Geografia, Joseilton Barbosa da Silva afirmou que chegou na UEPB cheio de sonhos e expectativas. Ele disse que estava ansioso em saber como seria a acolhida na Instituição. “A gente chega cheio de expectativa e ansiedade. É sempre bom ser bem acolhido de forma aconchegante”, elogiou o “fera”.

O “Trote Solidário” promovido pela Pró-Reitoria Estudantil, em parceria com a COEL, teve como objetivo integrar os novos estudantes ao convívio da Universidade. Feras e veteranos dos Centros que funcionam no Câmpus I, assistiram a apresentação de um grupo de judô e kendo. No tatame os alunos vinculados a projetos da COEL apresentaram algumas técnicas do judô e da arte marcial japonesa moderna, desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais.

Em clima de acolhida, o professor Eugênio Eloi fez uma rápida apresentação das principais atividades desenvolvidas pela Coordenadoria de Esportes e Lazer. Ele destacou a importância do “Trote Solidário” como momento para incentivar a solidariedade, dar as boas-vindas aos feras e, ao mesmo tempo, apresentar alguns dos projetos e programas desenvolvidos pela Instituição.

A apresentação do professor chamou a atenção dos estudantes Nikson Gabriel, Henrique Gomes e Jonatan Fereira, que aproveitaram o primeiro dia de aulas para procurar a COEL e obter informações sobre as atividades esportivas desenvolvidas na UEPB. “Achamos muito interessante a forma como a UEPB acolheu seus novos estudantes e ficamos interessados e integrar alguns desses cursos de esportes”, destacou Nikson, calouro do curso de Física.

O pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade, aproveitou o primeiro dia do semestre letivo para fazer uma apresentação dos principais cursos e projetos desenvolvidos pela Procult e outras atividades artísticas culturais que buscam descobrir talentos e incentivar o gosto dos alunos pelas artes. Ele também fez uma apresentação das ações realizadas pelo Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) e pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Dentro das atividades de recepção doa alunos, integrantes do grupo Acauã da Serra fizeram uma apresentação cultural com músicas regionais. A principal atividade do “Trote Solidário” foi realizada pela unidade móvel do Hemocentro, que esteve durante toda a manhã coletando sangue daqueles estudantes que quiseram fazer doação. A assistente social do Hemocentro, Adnalva Barbosa Martins, destacou a importância da iniciativa da UEPB como sendo fundamental para divulgar as ações do órgão e também contribuir para manter o estoque de sangue destinado a salvar vidas. “Queremos parabenizar a UEPB por essa ação que incentiva os alunos a doar sangue e conhecer um pouco do trabalho do Homocentro”, frisou.

A estudante Tainá Macedo Dantas, do curso de Engenharia Sanitária Ambiental, aproveitou a presença do ônibus do Hemocentro para doar sangue e, com essa ação, ajudar a salvar vidas. “Essa é a segunda vez que eu doo sangue. É um trote diferente que a UEPB realiza e é exemplar”, afirmou a estudante. Joilson Zacarias Araújo, estudante do 4º ano de Física, doou sangue pela primeira vez e disse que estava feliz em recomeçar o semestre ajudando o próximo. “É uma iniciativa louvável e me sinto bem em saber que estou ajudando o semelhante com esse gesto”, comentou.

O “Trote Solidário” também envolveu o Laboratório Itinerante (LABIT), programa multidisciplinar de Extensão da UEPB que reúne vários projetos oriundos dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia e Educação Física. As estudantes de Enfermagem realizaram teste de glicemia e verificação da pressão arterial, além de prestarem orientações nutricionais. O stand de Enfermagem foi um dos mais procurados pelos estudantes e técnicos da Instituição.

Ao lado, os estudantes de Odontologia realizaram orientações sobre higiene bucal, como escovação e uso do fio dental de forma correta. Aluna do 8º período de Odontologia, Wanubia Barbosa esteve a frente do stand, fornecendo as instruções educativas. Os “feras” receberam um kit com escova e material educativo. No espaço de Fisioterapia foram feitas medições do nível de massa corporal (IMC), além de atividades relacionadas à orientação postural e respiratória.

O programa “Adote uma Árvore” também fez parte do trote, com a distribuição de mudas para os estudantes, incentivando a preservação do meio ambiente. Foram distribuídas mais de 50 mudas de especieis como ipê, aroeiras e palmeira branca. O “Trote Solidário” também será realizado no turno da noite, das 18h às 21h. A pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento, destacou que além de abrir oficialmente o semestre, o trote é um marco na vida dos estudantes que estão ingressando na Universidade.

Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe