Categorias: Educação

UEPB entra em ranking das maiores depositantes de patentes de invenção

PUBLICIDADE

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Agência de Inovação Tecnológica (Inovatec), conquistou uma importante marca no hall das Instituições de Ensino Superior (IES) que mais investem em tecnologia e inovação. Pela primeira vez, a UEPB figura entre os 50 maiores depositantes residentes de Patente de Invenção (PI), após divulgação do ranking do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) relativo aos registros feitos em 2019. No ano passado, a Universidade conseguiu registrar 11 patentes, ficando na posição 48 do grupo.

O resultado foi celebrado pela Instituição, uma vez que a Universidade iniciou recentemente seu planejamento de investimento e preparação técnica para atingir esse tipo de resultado. De acordo com a professora Simone Silva, diretora da Agência de Inovação Tecnológica da UEPB, os pesquisadores estão cada vez mais empenhados em desenvolver suas pesquisas também no que se refere à proteção da tecnologia e de patente. Segundo ela, além da publicação dos artigos científicos, as pesquisas atingem outros níveis quando têm suas tecnologias registradas.

“Nossos pesquisadores passaram a ter a consciência que é preciso proteger suas pesquisas, não só com os artigos publicados, mas também com a proteção intelectual das tecnologias. Estamos no início de uma nova realidade, mas esse primeiro resultado é bastante animador, porque somos nós mesmos quem preparamos as solicitações das patentes. Enquanto outras instituições têm escritórios próprios de registro das pesquisas, aqui somos nós quem fazemos todo esse trabalho”, explica professora Simone.

Dentre as áreas que mais contribuíram para que a UEPB entrasse nesse ranking, as pesquisas em Farmácia e Odontologia merecem destaque. Ainda segundo a diretoria da Inovatec, foram esses dois cursos que mais avançaram no campo tecnológico, seja na produção de medicamentos a partir de matéria-prima originária da região do Semiárido ou no desenvolvimento de aparelhos que contribuem para a produção de equipamentos tecnológicos. “Essas duas áreas tiveram uma atuação importante em 2019, mas para 2020 outras áreas e outros cursos também estão em plena atuação”, acrescentou.

E a produção tecnológica e inovadora desse ano deve contribuir para que a UEPB suba ainda mais no próximo ranking do INPI, uma vez que, até o momento, a Inovatec já confirma 19 pedidos de patentes feitos até então. Ainda com tempo para solicitação de novos registros em 2020, Simone Silva acredita que, além de subir na lista de depositantes residentes de patentes de inovação do próximo ano, a UEPB terá ainda mais condições de oferecer oportunidades para que o mercado se interesse nas produções originais da Universidade Estadual.

“O próximo passo agora é transferir nossa tecnologia para o setor produtivo. Vamos mostrar nossas patentes para quem investe no mercado, para trazer mais visibilidade para as pesquisas que são desenvolvidas na UEPB”, afirma a diretora da Inovatec. Confira abaixo a lista de patentes depositadas pela UEPB em 2019 e o ranking dos depositantes residentes de patentes de invenção.

Patentes da UEPB em 2019
Ranking Patentes de Invenção

 

Redação com Codecom/UEPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Amidi e API emitem nota repúdio à conduta injuriosa do deputado Walber contra jornalista e imprensa da PB

Associação de Mídia Digital (Amidi) e a Associação Paraibana de Imprensa (API) emitiram uma nota…

4 de maio de 2024

Açude particular rompe em Bananeiras; Defesa Civil e órgãos competentes avaliam danos

A Prefeitura de Bananeiras, localizada no Brejo paraibano, divulgou um comunicado oficial em resposta ao…

4 de maio de 2024

Quatro pessoas ficam feridas e BMW é destruída em capotamento na BR-230

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde deste sábado (04) em Santa Rita,…

4 de maio de 2024

Criança de 8 anos é ferida por foice lançada por vizinho em Picuí, Paraíba

Um menino de 8 anos foi vítima de uma agressão grave quando um vizinho atirou…

4 de maio de 2024

PM prende três suspeitos por porte ilegal de arma e soma 55 apreensões em fiscalizações de trânsito em 2024

As ações de fiscalização de trânsito da Polícia Militar da Paraíba realizadas nas últimas doze…

4 de maio de 2024

Governador revela prazo para definição de candidatura em Campina Grande: “São João é uma boa data, vai ter muita gente”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, indicou o período junino como um marco para a…

4 de maio de 2024