A Paraíba o tempo todo  |

UEPB é apontada como a 7ª melhor universidade estadual do NE

A Universidade Estadual da Paraíba continua ocupando posição de destaque no que diz respeito à avaliação de qualidade das universidades brasileiras. O Ranking Universitário Folha (RUF) 2019, divulgado na segunda-feira (7), pela Folha de S. Paulo, colocou a UEPB como a 7ª melhor universidade estadual do Nordeste. A Universidade também está entre as 20 melhores universidades estaduais do país, sendo, neste caso, a 17ª universidade estadual melhor avaliada nacionalmente.

Entre as universidades públicas em geral (federais e estaduais), a UEPB é 64ª melhor Instituição de Ensino Superior do país, sendo a 35ª entre as IES públicas de grande porte. O RUF é uma listagem das universidades brasileiras, de acordo com a sua qualidade. Para chegar ao ranking, a Folha criou uma metodologia própria, que usa dados nacionais e internacionais, além de pesquisas de opinião do Datafolha em cinco aspectos: pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado de trabalho.

No aspecto da pesquisa, são consideradas publicações de artigos científicos, relevância de trabalhos científicos, publicações em revistas nacionais, percentual de professores da IES considerados produtivos pelo CNPq, entre outros pontos. No indicador de ensino, é observada a opinião de docentes de ensino superior, o percentual de professores com mestrado e doutorado, o percentual de docentes em regime de dedicação exclusiva e a nota do Enade.

Já em inovação são observados o número de patentes solicitadas pela IES e a quantidade de estudos da IES em parceria com o setor produtivo. No tópico sobre internacionalização, o ranking avalia a média de citações internacionais pelos trabalhos dos docentes e o percentual de publicações em parceria com pesquisadores estrangeiros. E no aspecto do mercado de trabalho é considerada a opinião de empregadores sobre preferência de contratação, tendo como base as pesquisas do Datafolha.

O ranking geral contou com 197 universidades avaliadas. Em nível nacional, que reúne universidades estaduais, federais e privadas, a UEPB obteve a 92ª posição, com 46,5 de nota geral. Dos 22 cursos da UEPB avaliados, seis estão entre os 50 melhores do seu segmento no país. São eles: Psicologia (32º), Relações Internacionais (34º), Fisioterapia (35º), Serviço Social (41º), Odontologia (44º) e Física (49º).

Outros 11 cursos estão entre os 100 melhores do seu segmento nacionalmente: Pedagogia (53°), Química (53°), História (56°), Enfermagem (62°), Educação Física (67°), Geografia (69°), Letras (78°), Farmácia (80°), Biologia (80°), Matemática (87°) e Ciências Contábeis (91°).

Ao receber o resultado da avaliação, o professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação da UEPB, frisou que, nos últimos anos, a UEPB tem realizado várias ações tendo em vista a melhoria dos seus cursos de graduação. Exemplos desses empreendimentos foram a aprovação do Regimento dos Cursos de Graduação, a atualização de todos os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) e a realização de eventos de reflexão e compartilhamento de práticas pedagógicas exitosas em processo.

“Esse conjunto de ações, somado ao trabalho do qualificado quadro de docentes, à manutenção e melhoria da infraestrutura, instalações e equipamentos e aos ajustes acadêmicos efetivados com base nos resultados decorrentes dos processos de autoavaliação e avaliação externa certamente contribuem para aumentar ainda mais a qualidade dos cursos”, salientou Eli. Para acessar os dados completos do Ranking Universitário Folha 2019, clique AQUI.

 

Redação com UEPB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe