Categorias: Educação

UEPB dialoga com Motta e MS e assume papel de destaque nacional na luta contra o metanol em bebidas falsificadas

PUBLICIDADE

Instituição discutiu com o Ministério da Saúde soluções científicas para conter intoxicações causadas pela substância em bebidas falsificadas.

Em reunião realizada neste sábado (4), representantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) discutiram com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estratégias para enfrentar a adulteração de bebidas alcoólicas com metanol – substância altamente tóxica responsável por diversas mortes no país.

O encontro virtual marca um avanço importante na articulação entre ciência e políticas públicas de saúde. A UEPB apresentou os primeiros resultados de pesquisas desenvolvidas por seu Departamento de Química, que vem elaborando métodos eficazes para detectar rapidamente a presença de metanol em bebidas comercializadas no Brasil.

Participaram da reunião a reitora da UEPB, Célia Regina Diniz, a vice-reitora Ivonildes Fonseca, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nadja Oliveira, o pró-reitor adjunto de Infraestrutura, Felix Brito, e os professores pesquisadores David Douglas e Railson Oliveira, que lideram os estudos sobre a substância.

Segundo a reitora Célia Regina, a reunião foi um passo decisivo para a consolidação de uma parceria com o Governo Federal. “Essa união de esforços busca enfrentar de forma técnica, científica e eficaz um grave problema de saúde pública, que tem vitimado pessoas em diversas partes do nosso país”, afirmou.

Ela também agradeceu o apoio institucional da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), cujos investimentos têm sido fundamentais para o avanço das pesquisas.

Transformando ciência em política pública

Durante a reunião, os pesquisadores da UEPB apresentaram dados preliminares, tecnologias de detecção e propostas para a aplicação em larga escala dos métodos desenvolvidos. O objetivo é que os projetos sejam encaminhados oficialmente ao Ministério da Saúde, com vistas à sua institucionalização como política pública de controle e fiscalização sanitária.

A expectativa é que o detalhamento técnico das propostas seja concluído nos próximos meses, possibilitando a criação de um plano de trabalho conjunto entre a UEPB e o Governo Federal.

Um problema de saúde pública

O metanol é um álcool industrial que, quando ingerido, pode causar desde cegueira e insuficiência renal até a morte. Apesar de proibido em bebidas destinadas ao consumo humano, a substância vem sendo utilizada por produtores clandestinos como forma de reduzir custos na fabricação de destilados, aumentando os riscos à saúde pública.

Casos recentes de intoxicação por metanol em diversas regiões do Brasil acenderam o alerta em autoridades e especialistas. A identificação precoce do contaminante é fundamental para evitar novas tragédias — e é justamente essa lacuna que as pesquisas da UEPB buscam preencher.

Ao final da reunião, ficou evidente o interesse comum em transformar conhecimento científico em ações concretas. Com apoio institucional e federal, a UEPB se posiciona na linha de frente do combate à adulteração de bebidas, contribuindo diretamente para a segurança e a saúde da população brasileira.

Redação com Codecom/UEPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025