Presente em oito cidades do Estado, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) completa neste domingo, 15 de março, 49 anos de existência. Fundada em 1966, na cidade de Campina Grande, ela também está presente nos municípios de Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna, desenvolvendo atividades com a missão de formar cidadãos críticos e socialmente responsáveis, através da produção e transmissão do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento educacional e sociocultural da Região Nordeste e, particularmente, da Paraíba.
A consolidação da UEPB como instituição de ensino superior é marcada por momentos decisivos na sua história, iniciando com sua criação como Universidade Regional do Nordeste (URNe), em 1966, e passando pela Estadualização em 1987, pelo Reconhecimento do MEC em 1996 e a conquista da Autonomia Financeira, por meio da Lei Estadual nº 7.643 de 6 de agosto de 2004, que inaugurou uma nova fase na história da UEPB. Com a Autonomia, a Universidade pode fazer mais pelo Estado, desde que o aporte de recursos feito pelo Governo do Estado acompanhe o crescimento das receitas.
Com recursos oriundos do Governo do Estado, a Instituição oferta cursos de graduação nas áreas de Saúde, Exatas, Tecnologia, Ciências Humanas e Sociais, além de especializações, mestrados e doutorados. Além do ensino e da pesquisa, a atuação da UEPB envolve a extensão, por meio da qual a Instituição presta serviços diretamente à sociedade nos mais diversos campos do conhecimento. Crianças, jovens, adultos e idosos são atendidos por diversas atividades extensionistas da Universidade, seja por meio de projetos e programas educacionais, de esporte, cultura e lazer, ou através das Clínicas de Saúde.
A UEPB possui forte responsabilidade social e o exercício de suas ações na realização de convênios para ministrar cursos de graduação e pós-graduação junto às comunidades de várias cidades, assim como sua participação em programas de erradicação do analfabetismo, pedagogia em regime social, educação à distância, entre outras iniciativas, mostra o engajamento efetivo da Universidade na sociedade, trabalhando em prol da construção de um futuro promissor e com mais qualidade de vida para o povo paraibano e nordestino.
Dedicação a Paraíba e ao seu povo – Com uma história de lutas e conquistas, a Universidade Estadual da Paraíba oferta mais do que 84 cursos e forma mais de 2 mil novos profissionais a cada ano. Ela está presente na vida do povo paraibano. Além de oferecer ensino de qualidade para mais de 18 mil alunos de graduação e receber mais de 3 mil novos alunos a cada ano, a UEPB atende mais de 25 mil pessoas anualmente, com prestação gratuita de serviços somente na área de Saúde.
São tratamentos odontológicos e de fisioterapia, acompanhamento psicológico de crianças, jovens, adultos e idosos, exames laboratoriais e atendimento em Enfermagem para quem mais precisa, mas não tem condições de pagar por estes serviços. Com transparência e amor pela Paraíba, a UEPB trabalha pelo povo paraibano.
Os alunos de baixa renda recebem assistência para estudar com tranquilidade. Por ano, são mais de 5.500 bolsas concedidas de transporte, alimentação, moradia estudantil, iniciação científica, extensão, monitoria e bolsa evento. Com seus projetos e programas, a UEPB vai ao encontro dos que vivem em situação de risco. Graças a Universidade, milhares de crianças se reaproximam da sala de aula e conseguem bom desempenho nos estudos; jovens e adultos são alfabetizados; o esporte, a música, a dança e a arte transformam vidas e revelam talentos antes desconhecidos; a terceira idade é valorizada, com cursos voltados para o público acima dos 60 anos; pessoas em privação de liberdade ganham nova chance através dos estudos.
Com suas ações, a UEPB contribui para proteger o meio ambiente, arborizar cidades, combater a evasão escolar, melhorar a qualidade de vida das pessoas, estimular a agricultura familiar, incentivar a prática esportiva, fomentar a cultura, desenvolver a economia do Estado e promover o desenvolvimento da Paraíba.
Nos seus 52 cursos de pós-graduação (4 doutorados, 19 mestrados e 29 especializações) cerca de 6 mil pessoas aperfeiçoam suas competências para o exercício da profissão. Atualmente, a UEPB possui mais de 1.800 pesquisas em desenvolvimento. Nos cursos técnicos, cerca de 300 alunos se capacitam nas áreas de Agroecologia, Agropecuária e Ciências Agrárias. A UEPB também oferta graduação e pós-graduação na Educação a Distância. A cada ano, centenas de professores em atividade na rede pública, mas sem formação superior, são capacitados para a docência, o que melhora a educação oferecida aos estudantes.
Em meio aos desafios, a UEPB, ano a ano, supera obstáculos e não abre mão do seu compromisso com o povo paraibano. Tem sido assim nos últimos 49 anos e continuará sendo por todos os anos que estão por vir pela frente.
Redação com assessoria
Na Antiguidade, dizia-se que “todas as estradas levavam a Roma”. Hoje, milhões de muçulmanos seguem…
O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…
O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, cumprirá agenda na Paraíba…
A temperatura política na Paraíba segue esquentando a medida que o período eleitoral de 2026…
O deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima, adotou uma postura cautelosa…
TAC obriga condomínio a remover parte de edificação construída irregularmente, recuperar área ambiental e pagar…