Por pbagora.com.br

Consuni da UEPB aprova quatro novos cursos

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba aprovou, por unanimidade, a criação dos cursos de Engenharia Civil, Odontologia, Ciências Naturais, com ênfase em Física, e Pedagogia para o novo campus da UEPB que funcionará em Araruna, na região do Curimataú paraibano.

Os três primeiros cursos serão implantados de imediato, conforme assegurou o vice-reitor da UEPB, professor Aldo Maciel. A reunião ordinária ocorreu na Sala de Reuniões dos Conselhos do Campus I, localizada no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.

Os cursos da UEPB, a serem oferecidos em Araruna, foram selecionados a partir da premissa de contribuir para o progresso humano e regional e por consequência, nacional, bem como atender as demandas crescentes do mercado.

No que se refere à Engenharia Civil, por exemplo, uma pesquisa recente realizada pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) apontou que a falta de profissionais desta área afeta o setor de inovação no país.

Além disso, o Brasil ocupa o último lugar em número de engenheiros em relação à população, segundo um estudo efetuado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 35 países.

Outro estudo sobre o tema, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em março de 2010, prevê que, caso a proporção atual de formação de engenheiros no país se mantenha, o Brasil poderá sofrer com déficit de oferta.

O professor Aldo Maciel acrescentou que o curso de licenciatura em Ciências Naturais é novo no Brasil e alcança crescente expansão, possuindo um campo de ações bastante diversificado e em transformação contínua.

Ele apontou que o curso objetiva formar profissionais com sólida e ampla base teórico-metodológica para a docência na área de Ciências da Natureza e Física, no ensino fundamental, médio e no ensino profissional de nível médio.

“Com este curso, espera-se uma formação generalista em Ciências da Natureza e um aprofundamento abrangente em Física, de modo a termos um professor capaz de desenvolver práticas pedagógicas que articulem a Ciência a questões emergentes no contexto de educação básica”, explanou.

O pró-reitor de Planejamento da UEPB, Antonio Guedes Rangel Junior, afirmou que a introdução do curso de Odontologia no novo Campus da UEPB também será de suma importância.

“Influenciará direta e positivamente nas condições de vida da população local, a partir de atividades de extensão, entre outras, com atendimentos e práticas de prevenção viabilizadas, gratuitamente, para toda a comunidade”, destacou.


Da Ascom-UEPB

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Enem: candidato ausente por motivo de doença tem até dia 29 para enviar laudo

Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que não compareceram ao local de prova no domingo (17), por apresentar doença infectocontagiosa, podem solicitar a reaplicação da prova.…

Mais de 44% dos inscritos no Enem na Paraíba faltam o primeiro dia de prova

Mais de 44% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) na Paraíba faltaram o primeiro dia de prova. Na Paraíba, 161.495 estudantes estavam inscritos para o Enem.…