A Paraíba o tempo todo  |

UEPB aprova quatro novos cursos

Consuni da UEPB aprova quatro novos cursos

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba aprovou, por unanimidade, a criação dos cursos de Engenharia Civil, Odontologia, Ciências Naturais, com ênfase em Física, e Pedagogia para o novo campus da UEPB que funcionará em Araruna, na região do Curimataú paraibano.

Os três primeiros cursos serão implantados de imediato, conforme assegurou o vice-reitor da UEPB, professor Aldo Maciel. A reunião ordinária ocorreu na Sala de Reuniões dos Conselhos do Campus I, localizada no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.

Os cursos da UEPB, a serem oferecidos em Araruna, foram selecionados a partir da premissa de contribuir para o progresso humano e regional e por consequência, nacional, bem como atender as demandas crescentes do mercado.

No que se refere à Engenharia Civil, por exemplo, uma pesquisa recente realizada pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) apontou que a falta de profissionais desta área afeta o setor de inovação no país.

Além disso, o Brasil ocupa o último lugar em número de engenheiros em relação à população, segundo um estudo efetuado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 35 países.

Outro estudo sobre o tema, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em março de 2010, prevê que, caso a proporção atual de formação de engenheiros no país se mantenha, o Brasil poderá sofrer com déficit de oferta.

O professor Aldo Maciel acrescentou que o curso de licenciatura em Ciências Naturais é novo no Brasil e alcança crescente expansão, possuindo um campo de ações bastante diversificado e em transformação contínua.

Ele apontou que o curso objetiva formar profissionais com sólida e ampla base teórico-metodológica para a docência na área de Ciências da Natureza e Física, no ensino fundamental, médio e no ensino profissional de nível médio.

“Com este curso, espera-se uma formação generalista em Ciências da Natureza e um aprofundamento abrangente em Física, de modo a termos um professor capaz de desenvolver práticas pedagógicas que articulem a Ciência a questões emergentes no contexto de educação básica”, explanou.

O pró-reitor de Planejamento da UEPB, Antonio Guedes Rangel Junior, afirmou que a introdução do curso de Odontologia no novo Campus da UEPB também será de suma importância.

“Influenciará direta e positivamente nas condições de vida da população local, a partir de atividades de extensão, entre outras, com atendimentos e práticas de prevenção viabilizadas, gratuitamente, para toda a comunidade”, destacou.


Da Ascom-UEPB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe