Categorias: Educação

Solenidade marca entrega da Proposta Curricular do Ensino Médio da PB

PUBLICIDADE

Com a finalização da Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba – PCEM/PB, a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realiza, no dia 19 de novembro, a solenidade de entrega do documento ao Conselho Estadual de Educação. O evento será virtual,  transmitido pelo canal do YouTube da SEECT, a partir das 14h.

O documento, elaborado pela Comissão de Implementação da Base Nacional Comum Curricular da Paraíba (ProBNCC), passou por várias etapas com o envolvimento da comunidade escolar e de especialistas, por meio de rodas de conversa, leituras críticas, seminários com escolas-piloto do Novo Ensino Médio. Ainda foram feitas escutas, por meio de formulários digitais realizadas com professores, alunos e gestores de todas as escolas da rede estadual, para entender a realidade e as necessidades de cada Gerência Regional de Ensino.

Também aconteceram duas consultas públicas digitais, entre os meses de julho e outubro, sobre os textos da Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos, nas quais professores e coordenadores pedagógicos puderam avaliar os documentos e sugerir alterações junto à Comissão de Implementação, que analisou e incorporou ao documento tais contribuições.

A partir de agora, o documento será analisado pelo Conselho Estadual de Educação da Paraíba.

A Nova Proposta Curricular do Ensino Médio pretende atender às necessidades e expectativas dos estudantes, fortalecendo seu interesse engajamento e protagonismo, visando garantir sua permanência e aprendizagem na escola.

Participarão da solenidade virtual: a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Paraíba (UNDIME-PB), Aguifaneide Lira; o secretário da SEECT, Cláudio Furtado; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Luiz de Sousa; a gerente Executiva de Ensino Médio e Coordenadora do ProBNCC, Audiléia Gonçalo e o secretário Executivo de Gestão Pedagógica da SEECT, Gabriel Gomes.

Novo Ensino Médio – O Novo Ensino Médio deve oferecer diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, a partir dos itinerários formativos que terão foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Com essas mudanças, é esperado que os jovens estejam mais preparados e estimulados a fazerem escolhas e possam tomar decisões a partir do protagonismo juvenil, que é a base de toda a estrutura do Novo Ensino Médio.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto termina nesta terça em CG

O contribuinte tem ainda a opção de quitar o tributo de forma parcelada, com desconto…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024