Categorias: Educação

Sisu 2026: PB lidera ranking nacional e tem 72% dos estudantes da rede pública aprovados

 O estado da Paraíba alcançou o primeiro lugar no ranking nacional proporcional de aprovação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. O estado registrou 72% de aprovação entre os estudantes da rede pública inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dados do Sisu apontam que dos 30.357 estudantes paraibanos inscritos no Enem, 21.863 foram aprovados em cursos de graduação por meio do Sisu. O desempenho colocou a Paraíba à frente de outros estados no comparativo proporcional.

No ranking nacional proporcional, o segundo lugar ficou com o Rio Grande do Norte, que obteve 59,5% de aprovação, com 14.076 estudantes aprovados entre 23.631 inscritos. Em terceiro lugar aparece o Rio de Janeiro, com 44,8% de aprovação, somando 30.533 aprovados entre 68.075 inscritos.

Já no ranking geral por número total de aprovados, a Paraíba também se destacou, ocupando a quarta posição nacional. As cinco unidades da Federação com maior número de aprovados foram Minas Gerais, com 33.778, Rio de Janeiro, com 30.533, Bahia, com 23.477, Paraíba, com 21.863, e Pernambuco, com 16.850. O resultado reforça a relevância do desempenho paraibano, mesmo em comparação com estados de maior população.

Para o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, o resultado é reflexo de políticas públicas voltadas à preparação dos estudantes. Entre as ações destacadas estão o programa Se Liga no Enem Paraíba, que amplia o acesso a conteúdos, revisões e acompanhamento pedagógico, e o Desafio Nota 1000, voltado ao fortalecimento da escrita e da produção textual. As iniciativas atendem alunos do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco no protagonismo estudantil, na equidade e na permanência educacional.

O desempenho também impacta as expectativas dos estudantes da rede estadual. A estudante Maria Beatriz Chaves Luna, de 14 anos, recém-matriculada no 1º ano da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Professor Raul Córdula, em João Pessoa, afirmou que o destaque nacional da Paraíba no Sisu reforça sua motivação. “Eu me sinto realizada. É uma experiência nova e incrível chegar agora na rede estadual e ver que ela é, pelo segundo ano consecutivo, a que mais aprova no Sisu no Brasil. Isso dá esperança e mostra que eu também posso ter essa oportunidade”, disse.

Redação com assessoria

Últimas notícias

Chuvas e ventos fortes causam estragos em Patos, Sertão paraibano, nesta quinta-feira

Foto: reprodução / instagram / @blogdomarciorangel No final da tarde desta quinta-feira (5), o município…

5 de fevereiro de 2026

“Adriano tem todas as condições de ser vice-governador”, afirma Hugo Motta mesmo defendendo diálogo com aliados

O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, afirmou nesta quinta-feira (5), que o…

5 de fevereiro de 2026

Presidente da ALPB, Adriano Galdino garante que irá recorrer de decisão do TJPB que proíbe referência a Deus durante sessões

Um dia após o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarar inconstitucional as referências feitas…

5 de fevereiro de 2026

Ex-presidente do PT/PB detona fala da prefeita de Bayeux por críticas a gestão anterior: “Ingratidão”

O ex-presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou publicamente, em sua página nas redes…

5 de fevereiro de 2026

Decepção em via dupla: após fala de João Azevêdo, Cícero questiona “quem está mais dolorido?”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), reagiu nesta quinta-feira (5) às declarações do…

5 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Lucena descumpre TAC dos lixões e MPPB ajuíza ação cobrando quase R$ 1 milhão

Município não recuperou área degradada por depósito irregular, nem implementou coleta seletiva e compostagem; descumprimento…

5 de fevereiro de 2026