Categorias: Educação

Sem computador: dicas de substituir o aparelho para estudar em casa

A pandemia do novo coronavírus modificou a rotina dos estudantes pelo Brasil. Com o isolamento social adotado como prevenção ao vírus, as aulas presenciais tiveram que ser suspensas, pegando muita gente que não tinha contato com o ensino a distância – da educação básica ao ensino superior – de surpresa.

Mesmo tendo se passado mais de três meses desde o início do distanciamento social, muitos estudantes ainda passam por dificuldade para acompanhar as aulas online.
Entre tantos os motivos que prejudicam os alunos, está falta de ferramentas  tecnológicas, como um computador e internet wi-fi. Este é o caso da graduanda em Publicidade e Propaganda, Andresa Gomes, de 24 anos. “Estou sem computador em casa, por isso tenho que acompanhar as aulas pelo celular da minha mãe. A tela é pequena e meu rendimento caiu muito”, conta.

Diante dessa dificuldade, algumas dicas podem facilitar o acesso aos conteúdos mesmo sem ter as melhores tecnologias. Nem todo mundo sabe, mas existem algumas formas de usar o celular para projetar as aulas na televisão. Confira algumas dessas maneiras e bom estudo!

Ativando a função espelhamento

Em alguns modelos de celular, existe a opção chamada de “espelhamento”. Quando ativada, usa a TV da casa como monitor do celular. Aparelhos do Google permitem espelhar a tela do Android na televisão via Wi-Fi. Já no caso do iPhone (iOS) é necessário ter uma Apple TV para reproduzir a imagem do display via AirPlay.

Smart TVs de fabricantes como LG e Samsung possuem a função de gerar na tela o que está sendo reproduzido no celular. Na ausência dessa opção no aparelho móvel, também há opção de baixar de graça um aplicativo de espelhamento.

Usando o cabo USB

Diversos modelos modernos de televisão têm entrada USB. Essa é uma conexão direta com o celular por meio de um cabo. Com TV e celular conectados é possível ver arquivos que estão no celular sendo exibidos na televisão. Para isso, o dispositivo móvel precisa estar desbloqueado e com a tela ligada.

Usando o cabo HDMI

Na ausência de conexão Wi-Fi, saiba que é possível usar o cabo HDMI para conectar o celular diretamente à TV. O acessório pode ser comprado pela internet.

Usando transferência sem fio

Na ausência de cabos USB e HDMI é possível conectar o celular à TV por meio de transferência sem fio.

Os acessórios mais conhecidos para essa finalidade são o Google Cast e Miracast. A desvantagem está na necessidade de ter conexão Wi-Fi e o preço que é um pouco elevado.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

15 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

15 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto sinaliza reeleição, recebe apoio de Bolsonaro ao Senado e é visto por Queiroga como opção de “vice nordestino”

O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

15 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra reforça apoio a Cícero, nega conflito com João Azevêdo e deixa claro: “Não tenho nada contra Lucas”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) voltou a movimentar o debate político ao publicar, neste…

15 de fevereiro de 2026

Cantor Ranniery Gomes tenta salvar animal e é resgatado pela Marinha na Praia do Jacaré

O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…

15 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

15 de fevereiro de 2026