Categorias: Educação

Secretaria de Educação de Alhandra lança projeto para estimular a leitura em escola

PUBLICIDADE

 Despertar o hábito da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno está entre os objetivos do Projeto Sexta-feira Literária que será lançado nesta sexta-feira (08), na escola municipal Zélia Correia do Ó, em Alhandra. A iniciativa da Secretaria de Educação vai atender, inicialmente, cerca de mil alunos desde a educação infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. A solenidade de abertura acontece a partir das 8h, na própria escola onde, no ano passado, já foram desenvolvidas atividades de estímulo à leitura com os alunos.

O projeto pretende, entre outras coisas, estimular o hábito da leitura e para isso todos os professores estão envolvidos, independentemente da disciplina que eles lecionam. “O projeto nasceu a partir da nossa percepção sobre a defasagem na leitura dos nossos alunos. Muitos não conseguem desenvolver textos coerentes, utilizam vícios de linguagem e por isso resolvemos criar essa atividade para estimular o hábito de ler e por consequência melhorar o vocabulário, facilitar a compreensão de textos e evitar os erros ortográficos”, explica a diretoria da escola, Maria José Ferreira.

Durante o evento os professores estarão caracterizados como personagens das obras escolhidas para serem estudadas no primeiro momento. As salas de aula também serão preparadas para receber os alunos. Os espaços serão ornamentados com temas específicos, lembrando personagens de histórias infantis. “A ideia é criar um ambiente, de modo que o aluno se sinta estimulado a ler”, destaca Mária José.

Para a supervisora da unidade educacional, Eliane Pereira, sem ler, o aluno não saberá pesquisar, interpretar textos, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. “Acreditamos que a partir deste projeto o aluno vai conseguir ter o domínio sobre a língua oral e escrita”, disse, acrescentando que a ideia é também promover o alargamento dos horizontes pessoais e culturais dos estudantes.

O cronograma de leitura será pré-definido pela equipe pedagógica, mas os alunos também serão incentivados a sugerir material do seu interesse durante o projeto. Serão abordados gêneros variados como poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos ou artigos informativos.

No final de cada mês, haverá uma culminância para os professores disporem dos resultados obtidos durante os encontros com os alunos. O projeto Sexta-feira Literária foi criado pela equipe de supervisão da Escola Zélia Correia do Ó formada pelas educadoras Diana Bernardo, Eliane Pereira e Ceiça Pessoa.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

MPPB pede força-tarefa e cobra fiscalização, interdição e até prisão de poluidores de rios e mares

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) obteve o compromisso dos órgãos ambientais que atuam no…

16 de maio de 2024

PB firma acordo de cooperação com ONG para fortalecer combate ao tráfico de pessoas

A Paraíba deu mais um importante passo na luta contra o tráfico de pessoas, nesta…

16 de maio de 2024

Jhony Bezerra recebe cidadania paraibana e medalha Epitácio Pessoa

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quarta-feira (15), para…

16 de maio de 2024

No Dia do Agente de Limpeza, servidor da Emlur fala do orgulho por manter a cidade limpa

“Ser agente de limpeza é sinônimo de força, é trabalhar com o coração e com…

16 de maio de 2024

Tempestade em Campina Grande: confira os vídeos e quais foram os bairros mais afetados

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Defesa Civil, realizou ações de visitas, monitoramentos…

16 de maio de 2024

Lula cobra agilidade na liberação de recursos para o Rio Grande do Sul

Tragédia climática. Em terceira visita ao Rio Grande do Sul desde o início das enchentes…

16 de maio de 2024