Ruy critica previsão de redução de orçamento dos Institutos Federais e destaca investimentos no IFPB

PUBLICIDADE
O deputado federal Ruy Carneiro criticou a previsão de redução do Ministério da Educação no orçamento dos institutos federais para o ano de 2023. A informação foi enviada pelo MEC aos reitores dos institutos nesta semana e a diminuição deve chegar a R$ 300 milhões.
Ruy afirmou que esse corte vai na contramão do que é esperado para ampliar o acesso das pessoas e principalmente dos jovens ao ensino superior e técnico. Na ocasião, ele ainda destacou os investimentos que estão sendo direcionados ao IFPB.
“No momento em que o país ainda luta contra uma alta taxa de desemprego, essa redução de orçamento pode interferir diretamente na diminuição de mão de obra qualificada e consequentemente gerar impacto no mercado de trabalho. Aqui na Paraíba nós já destinamos emendas para as obras da nova sede do IFPB no bairro de Mangabeira e para a construção de um ginásio poliesportivo no IFPB de Princesa Isabel. Essas ações precisam ser ampliadas para garantir a melhoria na qualidade do ensino e não reduzidas como estamos observando nesse movimento.”, argumentou o deputado.
O parlamentar também lembrou a destinação de novos investimentos que já estão previstos para o ano de 2023. “No orçamento do próximo ano nós aprovamos uma emenda pra construção de uma unidade do IFPB em Pedras de Fogo e também vamos viabilizar recursos para compra de um ônibus, que será utilizado para transportar os estudantes do IFPB de Princesa Isabel. A educação precisa ser tratada como prioridade e nossa missão é colocar nosso mandato à disposição para tentar reverter essa redução de orçamento.”, finalizou.
A previsão de orçamento do MEC para o setor no próximo ano é de R$ 2,1 bilhões. Essa verba é destinada ao pagamento das despesas de custeio, que incluem gastos como água, luz, limpeza e bolsas dos alunos.
Da Redação com Assessoria
PUBLICIDADE

Últimas notícias

Governador João Azevêdo antecipa pagamento de junho para o dia 21

O Governador da Paraíba, João Azevêdo, anunciou nesta segunda-feira (17) a antecipação do pagamento dos…

17 de junho de 2024

Polícia Civil da PB investiga possível suspeita de falsidade ideológica em locação de imóvel por parte da prefeita de Bayeux

Após denúncia e pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB), a Polícia Civil abriu um…

17 de junho de 2024

Fantástico aponta que dono da ‘Up Garden’ será indiciado por lesão corporal e homicídio culposo

O dono da casa de eventos 'Up Garden', no Altiplano Cabo Branco será indiciado por…

17 de junho de 2024

Corpo encontrado na região de Cajazeiras pode ser de empresário desaparecido

Nesse domingo (16), um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado na cidade de…

17 de junho de 2024

Sine-JP disponibiliza 488 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

A semana inicia com oportunidades para quem almeja ingressar ou se reposicionar no mercado de…

17 de junho de 2024

Paraibana Juliette defende nova música e rebate críticas: “Não inventei o duplo sentido”

A paraibana Juliette, vencedora do BBB e agora cantora, utilizou suas redes sociais no sábado…

17 de junho de 2024