Categorias: Educação

Revista internacional publica estudo pioneiro de pesquisadores da UEPB sobre conservação de cavalos-marinhos

Um estudo de pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) conseguiu mapear, pela primeira vez em escala nacional, as áreas prioritárias para a conservação dos cavalos-marinhos no Brasil. O estudo, publicado na revista científica Conservation Science and Practice, foi liderado por Anna Karolina Martins Borges, pesquisadora do Laboratório de Peixes e Conservação Marinha (LAPEC), do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com os(as) docentes, Tacyana Oliveira e Rômulo Alves, além da professora da University of Tasmania, Vanessa Adams.

A pesquisa avaliou onde as espécies dos cavalos-marinhos ocorrem no Brasil e a efetividade das unidades de conservação (UCs) marinhas para a proteção dessas espécies, utilizando modelagem de distribuição de espécies (SDMs), análise de lacunas e planejamento sistemático da conservação. Os resultados acendem um alerta: embora os cavalos-marinhos sejam considerados espécies ameaçadas, entre 9 e 20% das áreas ambientalmente adequadas para as espécies de cavalos-marinhos estão atualmente incluídas em UCs no Brasil. Se considerarmos apenas as UCs de proteção integral, ou seja, as que garantem o maior nível de proteção a espécies e ecossistemas, essa cobertura é ainda menor.

O estudo indica que uma expansão de 17% na rede nacional de áreas protegidas seria necessária para alcançar metas mínimas de conservação dessas espécies emblemáticas. Também destaca a importância dos habitats costeiros, como os manguezais e ambientes recifais, e o potencial dos cavalos-marinhos como espécies-bandeira para a conservação marinha. Desta forma, o trabalho oferece subsídios importantes para o fortalecimento de políticas públicas ambientais voltadas tanto para a conservação das espécies de cavalos-marinhos no país como também de seus habitats, especialmente em um momento decisivo para o cumprimento das metas globais de biodiversidade.

A pesquisa integrou a tese de doutorado de Anna Karolina, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno), um programa interinstitucional do qual a UEPB é uma das universidades associadas. A pesquisa foi realizada com colaboração internacional estabelecida durante seu estágio sanduíche na University of Tasmania (Austrália). Atualmente, Anna Karolina é pós-doutoranda do LAPEC/UEPB, com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).

O LAPEC, coordenado pela professora Tacyana Oliveira, tem se destacado em pesquisas sobre ecologia, etnobiologia, comportamento e conservação de cavalos-marinhos. Com atuação dedicada, o LAPEC contribui de forma significativa para a produção científica e para o desenvolvimento de estratégias práticas voltadas à proteção e recuperação dessas espécies ameaçadas e seus habitats, envolvendo órgãos ambientais, comunidades locais e diversos setores da sociedade.

Ascom UEPB

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026