Categorias: Educação

Revista internacional publica estudo pioneiro de pesquisadores da UEPB sobre conservação de cavalos-marinhos

PUBLICIDADE

Um estudo de pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) conseguiu mapear, pela primeira vez em escala nacional, as áreas prioritárias para a conservação dos cavalos-marinhos no Brasil. O estudo, publicado na revista científica Conservation Science and Practice, foi liderado por Anna Karolina Martins Borges, pesquisadora do Laboratório de Peixes e Conservação Marinha (LAPEC), do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com os(as) docentes, Tacyana Oliveira e Rômulo Alves, além da professora da University of Tasmania, Vanessa Adams.

A pesquisa avaliou onde as espécies dos cavalos-marinhos ocorrem no Brasil e a efetividade das unidades de conservação (UCs) marinhas para a proteção dessas espécies, utilizando modelagem de distribuição de espécies (SDMs), análise de lacunas e planejamento sistemático da conservação. Os resultados acendem um alerta: embora os cavalos-marinhos sejam considerados espécies ameaçadas, entre 9 e 20% das áreas ambientalmente adequadas para as espécies de cavalos-marinhos estão atualmente incluídas em UCs no Brasil. Se considerarmos apenas as UCs de proteção integral, ou seja, as que garantem o maior nível de proteção a espécies e ecossistemas, essa cobertura é ainda menor.

O estudo indica que uma expansão de 17% na rede nacional de áreas protegidas seria necessária para alcançar metas mínimas de conservação dessas espécies emblemáticas. Também destaca a importância dos habitats costeiros, como os manguezais e ambientes recifais, e o potencial dos cavalos-marinhos como espécies-bandeira para a conservação marinha. Desta forma, o trabalho oferece subsídios importantes para o fortalecimento de políticas públicas ambientais voltadas tanto para a conservação das espécies de cavalos-marinhos no país como também de seus habitats, especialmente em um momento decisivo para o cumprimento das metas globais de biodiversidade.

A pesquisa integrou a tese de doutorado de Anna Karolina, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno), um programa interinstitucional do qual a UEPB é uma das universidades associadas. A pesquisa foi realizada com colaboração internacional estabelecida durante seu estágio sanduíche na University of Tasmania (Austrália). Atualmente, Anna Karolina é pós-doutoranda do LAPEC/UEPB, com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).

O LAPEC, coordenado pela professora Tacyana Oliveira, tem se destacado em pesquisas sobre ecologia, etnobiologia, comportamento e conservação de cavalos-marinhos. Com atuação dedicada, o LAPEC contribui de forma significativa para a produção científica e para o desenvolvimento de estratégias práticas voltadas à proteção e recuperação dessas espécies ameaçadas e seus habitats, envolvendo órgãos ambientais, comunidades locais e diversos setores da sociedade.

Ascom UEPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veja ao vivo a abertura da 12ª edição do Natal Iluminado, em Campina

A abertura do Natal Iluminado 2025 acontece nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h, reunindo…

5 de dezembro de 2025

Oposição em rota de colisão: Cícero Lucena rebate fala de Efraim Filho sobre postura em relação ao Governo do Estado

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), respondeu…

5 de dezembro de 2025

Condenado por estupro de vulnerável, pediatra Fernando Cunha Lima terá direito à prisão domiciliar

Na tarde desta sexta-feira (5), a Justiça concedeu prisão domiciliar ao médico Fernando Cunha Lima,…

5 de dezembro de 2025

Léo Bezerra avalia primeiro encontro com João Azevêdo após deixar presidência do PSB João Pessoa e a exoneração de aliados

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), fez uma avaliação positiva do primeiro encontro…

5 de dezembro de 2025

Cícero Lucena detalha reunião administrativa com João Azevêdo: “População espera responsabilidade de quem é gestor”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), reafirmou…

5 de dezembro de 2025

Câmara Municipal de Bayeux anuncia concurso público para preenchimento de 21 vagas; veja edital

Divulgado nesta sexta-feira (5) o edital de concurso público para a Câmara Municipal de Bayeux,…

5 de dezembro de 2025