Categorias: Educação

Resultado do Fies 2025 é divulgado nesta terça-feira; serão 112 mil vagas no ano

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) divulga, hoje, terça-feira (18/02), o resultado e a ordem de classificação dos inscritos no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025.

O resultado da pré-seleção pode ser conferido em breve no  Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com senha da plataforma Gov.br

Neste ano, o MEC oferecerá, ao todo, mais de 112 mil vagas em cursos superiores não gratuitos, divididas em dois processos seletivos. Desse total, são 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867, no segundo semestre. 

O programa federal financia as mensalidades do ensino superior a estudantes de baixa renda em universidades privadas, com o objetivo de democratizar o acesso à educação no país. 

Há duas modalidades desta política pública. A primeira é o Fies tradicional, que atende estudantes com renda de até três salários mínimos e pode cobrir de 50% a 100% das mensalidades do curso. 

Já o Fies Social tem como público alvo os estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) em situação de ativos.

Em todo o processo seletivo, 50% das vagas são reservadas ao Fies Social. Nesse caso, o governo federal concede até 100% de financiamento dos encargos educacionais, cobrados pela instituição de ensino superior no curso, desde que não ultrapasse os valores definidos pelo comitê gestor do Fies.

A situação do candidato inscrito no CadÚnico foi verificada pelo MEC com base nos dados que estavam registrados até 11 de janeiro de 2025.

Entre 19 e 21 de fevereiro, os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar a inscrição e obter o financiamento público das mensalidades em faculdades privadas.

Os estudantes inscritos que ficarem fora da chamada regular do processo seletivo do Fies irão automaticamente para a lista de espera de vagas não preenchidas. Ou seja, o candidato não precisará manifestar seu interesse em participar.

O período de convocação por meio da lista de espera será de 25 de fevereiro a 9 de abril. 

O edital, publicado pelo Ministério da Educação em janeiro, traz as regras e o cronograma do processo seletivo.

Redação

Últimas notícias

MPPB vai à Justiça contra órgãos públicos por danos ambientais ao Rio Jaguaribe

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou ação civil pública em face dos municípios de…

27 de abril de 2026

Tibério vê possível apoio de Léo Bezerra a João para o Senado como gesto de reconhecimento político: “Merece o voto dele”

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade nesta segunda-feira (27), o ex-secretário de Administração da Paraíba…

27 de abril de 2026

Cagepa suspende fornecimento de água em bairros da Grande João Pessoa esta semana; confira calendário

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) anunciou a suspensão temporária do abastecimento…

27 de abril de 2026

Mais um prefeito do PL anuncia apoio a João Azevêdo para o Senado

Mais um prefeito do PL anunciou apoio a pré-candidatura de João Azevêdo ao Senado Federal.…

27 de abril de 2026

“Há arestas, mas o objetivo maior é a Paraíba”, afirma Drª Paula ao defender união política em Cajazeiras

A deputada estadual Doutora Paula afirmou, nesta sexta-feira, que apesar das divergências naturais no campo…

27 de abril de 2026

Romero ironiza boatos de rompimento com Cícero: “Nunca vi política sem fofoca e sem mentiras”

O deputado federa Romero Rodrigues (Podemos), negou nesta segunda-feira (27), os rumores que circularam nos…

27 de abril de 2026