Categorias: Educação

Reitora da UFPB recebe aceno do MEC: “Expectativa é descontingenciar”

PUBLICIDADE

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, acenou para as universidades federais e tranquilizou os reitores após os protestos ocorridos no dia de ontem. A reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz disse que o ministro assegurou que em caso de situação crítica, o Ministério da Educação agirá para não prejudicar as instituições. Ela adiantou que o ministro afirmou que a expectativa é descontingenciar.

“A expectativa é de descontingenciar ao longo do tempo, mas ele disse que qualquer necessidade emergencial, pronto. Chegou ao meu limite, eu dizer que não tem e ele vai viabilizar o recurso no que for possível. Mas ele acha que até junho, estando a reforma aprovada, a situação se regulariza. Eu digo que essa nossa parte em todas as instâncias buscar a conversa e o diálogo e apresentar nossas demandas”, disse.

Ontem, em entrevista, Margareth havia alertado que, caso os contingenciamentos de 30% fossem mantidos, a Universidade só teria recursos até setembro de 2019.

“Se o corte no orçamento das Ifes for mantido, as instituições só terão como se sustentar até final de setembro”, disse Margareth, destacando que o bloqueio de recursos compromete o pagamento de energia elétrica, água, telefonia, compra de material para setores e laboratórios, assim como bolsas de iniciação científica e de extensão.

O aceno do ministro aconteceu ontem, durante uma reunião em Brasília. O deputado Ricardo Barbosa (PSB) representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Reitores das universidades e institutos federais paraibanos, e representantes da bancada federal também participaram Na oportunidade, o ministro garantiu a liberação de recursos para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Estado.

Ricardo Barbosa ressaltou que a reunião foi positiva e resultou em investimento para a educação pública da Paraíba. Ele afirmou que o ministro tranquilizou os reitores quanto aos cortes anunciados pelo Governo Federal e garantiu recursos para as instituições. "O ministro foi acessível às situações demonstradas pelos reitores. Todos nós saímos de lá satisfeitos. O encontro culminou com a liberação de recursos para as universidades públicas do nosso Estado. Essa foi a nossa contribuição, da Assembleia Legislativa", destacou o parlamentar.

 

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Golfinho é encontrado morto na praia do Bessa, em João Pessoa

Na tarde desta quinta-feira (2), um golfinho foi descoberto sem vida por moradores locais na…

2 de maio de 2024

Polícia prende homem suspeito de ataques a bancos em cidades da Paraíba

A Polícia Civil capturou, nesta quinta-feira (2), um homem, de 42 anos, suspeito de fazer…

2 de maio de 2024

Sousa entrará com representação contra arbitragem após jogo tenso pela Copa do Brasil

O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, anunciou que o clube tomará medidas contra a arbitragem…

2 de maio de 2024

Ministro Camilo Santana lança na Paraíba o programa Pé-de-Meia com o governador João Azevêdo

O governador João Azevêdo participa, nesta sexta-feira (3), em João Pessoa, da solenidade do lançamento…

2 de maio de 2024

Irmão de Queiroga confirma que disputará vaga na CMJP, mas manda recado: “Meu prefeito é Cícero”

Família, família, política a parte: Irmão do ex-ministro da saúde, Marcelo Queiroga, que é pré-candidato…

2 de maio de 2024

Cida Ramos revela que ação equivocada do PSDB contra Galdino no STF gerou movimentações de candidaturas na ALPB

A deputada estadual Cida Ramos (PT) comentou, em entrevista ao programa Rede Verdade da Arapuan…

2 de maio de 2024