Reitor da UFPB vira alvo do MPF após passar no Sisu pelo sistema de cotas da instituição

PUBLICIDADE

O Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba vai apurar legalidade no uso de cotas por parte do reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia para ingresso em curso da instituição pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O MPF solicitou informações sobre a legalidade do uso de cotas para ingresso em um curso de graduação da UFCG Valdiney Gouveia.

A procuradora Janaína Andrade assinou um despacho determinando a instauração de Notícia de Fato para apuração inicial da representação de eventual favorecimento e/ou violação de regras para o ingresso na UFPB pelo sistema de cotas, no qual se insere o SISU.

Segundo o documento do MPF, em rápida consulta em sites abertos é possível confirmar a aprovação de Valdiney Veloso para o curso de Engenharia de Produção na UFPB. Ele foi classificado pelo sistema de cotas como ingressante de escola pública e fez 638,9 pontos.

o MPF vai apurar se houve favorecimento ou violação de regras para ingresso do reitor na universidade através do sistema de cotas.

O MPF também informou que a Pró-reitoria de Graduação da UFPB tem o prazo de 10 dias para se manifestar sobre o assunto, de forma fundamentada.

A princípio, conforme o regimento da UFPB e da Reitoria, não há impedimentos para essa situação. O edital do Sisu também não proíbe essa aprovação. A UFPB não quis se manifestar por ser uma questão da vida pessoal do reitor.

Valdiney Gouveia, foi aprovado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2022) para cursar uma graduação em engenharia de produção na instituição. Ele foi classificado pelo sistema de cotas como ingressante de escola pública e fez 638,9 pontos.
Nas redes sociais, o reitor publicou uma foto de cópias da ficha de identificação da escola em que estudava e do certificado de conclusão do, na época, 2º grau, hoje ensino médio. Segundo ele, reviu a documentação porque foi necessária para fazer a inscrição na chamada regular.

Ele também respondeu alguns comentários na publicação. “Somos muitos os de escolas públicas que temos nos empenhado para valer a pena cada centavo investido em nós”, escreveu em um deles. Em outro, disse: “o aprendizado continua”.

PB Agora

Últimas notícias

Cagepa detalha causas da falta d’água em Campina Grande e anuncia intervenções

O diretor regional da Borborema da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Lucílio…

19 de fevereiro de 2026

Cabo da PM desaparece em João Pessoa; caso é investigado pela Polícia Civil

O cabo da Polícia Militar da Paraíba, José César, está desaparecido desde a madrugada da…

19 de fevereiro de 2026

Homem é encontrado morto em mata no bairro do Cabo Branco

Um homem de 30 anos foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (19) em uma…

19 de fevereiro de 2026

Após apoio de Pedro Cunha Lima, Cícero nomeia tesoureiro do PSD para cargo na PMJP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), nomeou Fábio Araújo Viana, aliado político do…

19 de fevereiro de 2026

Diego Tavares oficializa permanência no PP e apoio a Lucas Ribeiro: “Estou onde sempre estive”

O suplente de senador e ex-secretário municipal de João Pessoa, Diego Tavares, divulgou uma nota…

19 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto confirma ações legais contra desfile de escola que homenageou Lula

O líder da oposição na Câmara Federal, deputado Cabo Gilberto Silva (PL), classificou como “um…

19 de fevereiro de 2026