Categorias: Educação

Reitor da UEPB e de outras instituições discutem nesta sexta , possibilidade de retomada ou permanência da suspensão das aulas

PUBLICIDADE

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Rangel Junior, se reúne nesta sexta-feira (17) por videoconferência, às 10h, com representantes da Unifacisa, entre as instituições de ensino superior para decidir sobre a possibilidade de retomada ou permanência da suspensão das aulas.

Em entrevista a Rádio Caturité FM, o reitor disse que “a avaliação não é muito animadora no sentido de retorno” no próximo dia 27 em relação à UEPB, tendo em vista que é necessário manter o isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus.

“Que “me perdoem os otimistas, mas se alguém achar que está ruim, se prepare porque tem muita chance de piorar um pouco mais”, alertou.

O reitor disse que espera que a reunião dessa sexta-feira faça com que as instituições de ensino superior tomem uma decisão de consenso e ponderem todos os aspectos, especialmente a realidade dos muitos alunos que precisam vir de outras cidades para assistir aulas em Campina Grande.

– A única certeza é de que não há certeza de nada. Queremos criar um entendimento comum entre as instituições no sentido de buscarmos tirar um posicionamento que possa atingir o conjunto – frisou.

Sobre a possibilidade de redução nos repasses mensais por parte do Estado para as instituições que possuem autonomia, Rangel declarou que está ciente de que ninguém sairá ileso da crise e frisou que está disposto a discutir soluções para manter o equilíbrio do Estado e da sociedade.

Mesmo com a crise causada pelo coronavírus, Rangel Júnior reafirmou que os estudantes beneficiários de auxílios da universidade, incluindo os que utilizam o Restaurante Universitário (RU), não devem se preocupar em relação ao mantimento do benefício.

De acordo com Rangel, a UEPB tem alguns estudantes que fazem ao menos uma refeição por dia no RU de forma gratuita, custeado pela universidade, e alguns deles ficaram em Campina Grande, seja por não ter condições de viajar, ou por algum outro motivo.

“Nós já fomos demandados em várias situações: estudantes que ficaram em Campina Grande, ou porque tem família ou são casados aqui, a própria esposa estuda também, ou o marido também estuda, ou trabalha na cidade. Em algumas situações que a renda familiar, ou a renda per capita, é abaixo de R$ 300”, completou.

Ele enfatizou que o mais importante nesse momento é respeitar o isolamento social, indicado pelos profissionais de saúde, objetificando preservar a vida e a integridade das pessoas, não somente estudantes ou trabalhadores da universidade, mas da sociedade como um todo, principalmente os que estão dentro do grupo tido como de risco.

“Ações voltadas para a tecnologia, para a produção de conhecimento, produção de materiais de suporte psicológico, suporte material, a produção de álcool em gel que foi aumentada, tudo isso são ações que a universidade vem fazendo no sentido de contribuir com o enfrentamento da doença Covid-19”, concluiu pontuando a participação da instituição nessa luta contra o avanço do coronavírus.

SL
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024