Categorias: Educação

RC lamenta a greve dos professores e diz que é impossível aumentar o reajuste

PUBLICIDADE

O governador, Ricardou Coutinho (PSB) lamentou a greve dos professores decretada na noite de ontem (31) após uma assembleia da categoria, mesmo depois de uma reunião com o governo. 

 

Segundo Ricardo, não há clima para greve tanto por causa da crise econômica na qual o país está afundado e como também porque a categoria teve o maior reajuste dentre as demais no Estado. E pede bom senso para que os professores voltem ao trabalho.

 

"Não há clima para isso. Nem aqui e nem no Brasil. Os professores tiveram o maior reajuste, de 9%, parcelado em duas de 4,5%, além do aumento no piso nacional. Desafio que outro governador tenha dado mais de 3%. Numa crise dessa, você acha que vai ter dinheiro? Que vai ter dinheiro para ampliar a folha, que já passou do limite? É claro que não. Acho que tem que prevalecer o bom senso", explicou o governador.

 

Ricardo mandou um recado dizendo que vai cobrar as aulas que não estão sendo dadas, destacou o esforço do governo em reajustar salários, dar estrutura e condições de trabalho para os professores e lamentou a paralisação.

 

"O governo vai cobrar as aulas para que os filhos do povo não sejam prejudicados. Não tenho dúvida que a maioria dos professores querem a normalidade e reconhecem o esforço que estamos fazendo não somente no que diz respeito aos salários, mas também as estruturas e condições de trabalho. Isso conta e como conta. Eu só lamento a decisão de uma parte desta entidade de parar suas atividades", destacou Coutinho.

 

O socialista chamou o movimento de uma aventura e descartou quarquer tipo de reajuste, enfatizando ser impossível com a crise atual, dar um aumento maior, segundo ele, a uma categoria que já foi contemplada com o maior reajuste no Estado.

 

"Eu considero isso uma espécie de aventura. No Brasil de hoje, você não tem como extrair dinheiro de um governo que não tem recursos, principalmente na Paraíba que deu o amior reajuste. Eu disse apenas que se os repasses fossem maiores poderiamos antecipar a segunda parcela do reajuste, mas aumentar é impossível. Não existe qualquer possibilidade. Eu não vou ser irresponsável. Não conte comigo para irresponsabilidades. Eu governo um estado e não uma folha ou categoria. Preciso olhar para outros setores  da sociedade, Eu governo para um Estado. Não posso acreditar que a folha seja infinita, isso não existe e eles sabem disso porque lhes mostrei todos os dados", justificou o governador.

 

Ricardo finalizou dizendo que a greve é um ato de precipitação e mandou um recado para a categoria: as aulas vão recomeçar na próxima segunda.

 

"A greve é um ato de precipitação. Eu tenho certeza que segunda-feira as escolas estarão funcionando, assim deve ser, o governo vai trabalhar para isso", finalizou o governador.

 

Vanessa de Melo com informações de Henrique Lima

PB Agora

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Diocese de Campina celebra e festeja 75 anos de fundação nesta terça-feira

O ápice do ano jubilar. A Diocese de Campina Grande comemora nesta terça-feira, 14 de…

14 de maio de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox revela que 54,2% da população de Ingá rejeita a gestão do prefeito Robério Burity

Pesquisa PB Agora/Datavox para Ingá aponta que apenas 36% da população do município aprova a…

14 de maio de 2024

Auditoria do TCE-PB fiscaliza 108 municípios e obras de 110 creches estimadas em R$ 124 milhões

A auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Estado da Paraíba retorna a 108…

14 de maio de 2024

Liderados pela FIEP empresários da Paraíba traçam estratégias para ajudar vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Em meio a catástrofe climática do Rio Grande do Sul, que tem causado mortes e…

14 de maio de 2024

Servidor da Cagepa é investigado pela PF por falsificação de documentos e fraude na Caixa

Um servidor público da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) está sendo investigado…

14 de maio de 2024

Prefeitura de Alhandra lança edital de concurso com mais de 400 vagas e salários de até R$ 6 mil

A Prefeitura de Alhandra publicou nesta segunda-feira (13) o edital de seu concurso público, oferecendo…

14 de maio de 2024