Categorias: Educação

Radicado em CG, novo presidente fala de projetos que pretende realizar à frente da Capes

Radicado em Campina Grande, o novo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação, o professor Benedito Guimarães, quer implementar o Plano Nacional da Pós-Graduação, para ser executado nos próximos 10 anos, como um dos desafios à frente do órgão.

Em entrevista à Rádio Campina FM, o professor disse que se sentiu muito honrado com o convite do presidente da República para comandar a entidade e ressaltou que o trabalho a ser desempenhado será o mesmo já desenvolvido como diretor de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e como reitor da Universidade Mackenzie, em São Paulo, porém, agora, numa abrangência nacional.

– O foco agora é o aperfeiçoamento docente através da pesquisa e o fomento das atividades relacionadas com inovação e tecnologia, além do fortalecimento dos programas de pós-graduação em nível nacional. Meu trabalho deixou de ser pontual e passou a ser mais nacional. Me senti honrado em poder contribuir para a valorização da ciência em nosso país, de maneira que possamos avançar nessa área – disse.
Além da implantação do Plano Nacional de Pós-Graduação, projeto a longo prazo, Benedito pretende implantar um sistema para avaliação dos estudos.

– Temos dois grandes desafios a serem iniciados nesse ano. Primeiro: planejar a pós-graduação para os próximos 10 anos, no que chamamos de Plano Nacional da Pós-Graduação, e o próximo processo deixa de ser mais pontual e passa a ser mais abrangente. Um processo de avaliação multidimensional da pós-graduação. Serão medidas levadas logo no início da nossa gestão, tanto pela importância, pela relevância e urgência que temos com relação a essas questões –ressaltou.

Com a publicação no Diário Oficial União (DOU) na última sexta-feira (240, o professor Benedito Guimarães Aguiar Neto é o 22º nome a assumir a presidência da CAPES desde a sua criação, em 1951.
Aguiar sucederá a Anderson Correia, que chegou à presidência da Coordenação em fevereiro de 2019. Ele deixa reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), onde ficou à frente do cargo desde 2011.
Benedito Aguiar irá liderar – juntamente com o Conselho Superior da CAPES e em constante diálogo com a comunidade acadêmica – a Coordenação, vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil.

Maranhense radicado em CG, Benedito Guimarães Aguiar Neto é graduado (1977) e mestre em Engenharia Elétrica (1982) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor na área pela Technische Universität Berlin, na Alemanha (1987), e pós-doutorado pela University of Washington, nos Estados Unidos (2008).

Na UFPB, foi coordenador do Curso de Engenharia Elétrica e diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, mesmo cargo ocupado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Ainda na UFCG, foi professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação, nas áreas de Telecomunicações e Processamento de Sinais.

A CAPES investe na formação de recursos humanos de alto nível no País e exterior, atua na formação de professores da educação básica e promove cooperação científica internacional por meio de concessão de bolsas e fomentos à pesquisa, de avaliação e acesso, e divulgação da produção científica.

PB Agora

Últimas notícias

Serra Branca anuncia demissão do técnico Roberto Maschio

O Serra Branca SAF confirmou, nesta segunda-feira (16), o desligamento do técnico Roberto Maschio do…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de baixa umidade para 75 municípios do Sertão paraibano

Os moradores de 75 cidades do Sertão da Paraíba devem redobrar os cuidados com a…

17 de fevereiro de 2026

STF: PF faz buscas sobre vazamento de dados de autoridades na Receita

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (17), no…

17 de fevereiro de 2026

Novo período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta terça-feira na Paraíba

Começa nesta terça-feira (17) mais uma etapa do período de defeso do caranguejo-uçá na Paraíba.…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição é suspenso preventivamente em João Pessoa após parte da arquibancada ceder

A folia no Carnaval Tradição de João Pessoa precisou ser suspensa por precaução na noite…

17 de fevereiro de 2026