Por pbagora.com.br

Pela primeira vez de forma online, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), escolhe nesta quarta-feira (21), o seu novo reitor (a) e vice reitor (a) que deverá conduzir os destinos da instituição pelo quadriênio 2021/2024.

A consulta prévia acontece das 8 às 20h e deve mobilizar mais de 17 mil pessoas da comunidade universitária dos Câmpus de Campina Grande, João Pessoa, Lagoa Seca, Guarabira, Monteiro, Araruna, Patos e Catolé do Rocha. A eleição online foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) da instituição,  devido a pandemia do Covid-19.

Mais de 17 mil pessoas da comunidade universitária escolhem o novo reitor ou reitora na consulta prévia. Podem participar da eleição como votantes 15.233 alunos dos cursos médio, técnico, a distância, graduação e pós-graduação, desde que estejam devidamente matriculados em seus cursos, além de 702 servidores técnicos administrativos e 791 docentes. Para participar da eleição como votante, o professor, técnico administrativo ou estudante deve ter solicitado junto à Coordenadoria de Tecnologia, Comunicação e Informação (CTIC) da UEPB uma conta institucional GSuite. O uso do e-mail institucional antigo ([email protected]) ou qualquer outro endereço de e-mail pessoal não será válido para esta votação.

A Comissão Eleitoral, responsável por direcionar os procedimentos de escolha dos ocupantes dos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a), garante que tudo está pronto para o pleito.

Quatro chapas concorrem à eleição 2020: A Chapa 01, UEPB+, formada pelo professor José Etham Barbosa, candidato a reitor, e pela professora Valdecy Margarida, candidata a vice; a Chapa 02, UEPB Forte, encabeçada pela  professora Célia Regina Diniz e tendo a professora Ivonildes Fonseca como sua vice; a Chapa 03, UEPB Educação com Inovação e Inclusão, tendo como candidato ao cargo de reitor o professor Juracy Regis de Lucena, e a professora Jacqueline Barrancos como candidata a vice-reitora. Por fim, a Chapa 04, intitulada UEPB Autônoma, Plural e Humana, encabeçada pelo professor Carlos Enrique Ferreira, e a professora Maria Isabelle Silva.

Para votar é necessário ter em mãos o ID de Eleitor e a senha para a eleição, que são encaminhados eletronicamente pelo Sistema de Votação Eletrônica da UEPB aos endereços eletrônicos (e-mails) das pessoas habilitadas. Após efetuar o login, o sistema apresenta a cabine de votação com os respectivos candidatos.

Informações sobre as quatro candidaturas podem ser obtidas no site Eleições 2020. Também estão disponíveis informações sobre a lista de votantes e um tutorial que indica o passo a passo de como o eleitor deve proceder para votar. Para participar da votação é necessário ter em mãos o ID de Eleitor e a Senha para a eleição, que serão encaminhados eletronicamente pelo sistema Helios Voting aos endereços de e-mail institucional das pessoas habilitadas como votantes.

A consulta à comunidade acadêmica é organizada por uma Comissão Eleitoral definida pelo Conselho Universitário (Consuni), bem como uma Comissão Técnica responsável por viabilizar a votação on-line. O sistema da consulta é paritário, ou seja, os votos dos três segmentos têm o mesmo peso, mas o voto individual tem peso diferente no resultado final, calculado a partir do número de votantes de cada segmento. A participação da comunidade acadêmica é fundamental para o exercício da democracia.

Durante a campanha, os candidatos a reitor e reitor  apresentaram suas propostas a comunidade universitária e se enfrentaram  em três debates online, sendo um promovido pela Associação de Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB),e dois pela Comissão Eleitoral.

Após às 20h, a apuração e divulgação dos resultados serão feitas através do canal oficial da UEPB. Os três candidatos mais votados irão compor uma lista tríplice que será encaminhada  para o governador João Azevedo. O candidato (a) eleito e nomeada pelo governador João Azevedo toma posse no dia 13 de dezembro, e deverá conduzir os destinos da instituição pelos próximos quatro anos.

SL
PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Defensoria Pública da União pede direito de protesto para estudantes na UFPB

A Defensoria Pública da União (DPU) recorreu no dia de ontem (02), ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), pedindo a revogação da liminar que determinou uma nova reintegração…

Cursos profissionalizantes têm 185 vagas abertas em Colégio da UFPB; inscrições são até 10/01

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros abriu 185 vagas para cursos técnicos de nível médio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de janeiro. As aulas em sete…