A Paraíba o tempo todo  |

PSS 2011: 2.973 faltam ao 1º dia de provas e 11 são eliminados por uso de celular

A Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) divulgou no início da tarde deste domingo (18) um balanço preliminar do primeiro dia de provas da segunda fase do Processo Seletivo Seriado 2012 (PSS-2012) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). De acordo com o professor João Lins, presidente da Comissão, dos 31.663 candidatos 2.937 faltaram às provas e onze foram eliminados por uso do celular, sendo dez candidatos em João Pessoa e um em Rio Tinto. “Estamos esperando receber o resultado das outras cidades onde as provas foram realizadas”, disse o professor.

As provas foram aplicadas hoje e terão continuidade amanhã em oito cidades da Paraíba e os candidatos concorrem a 6.240 vagas da instituição. Inicialmente, 42.560 estavam inscritos, mas 5.577 foram eliminados por falta na primeira fase e 118 por usarem aparelhos de telefone celular durante o processo. Ainda foram desclassificados 194 por nota zero e 5.008 por não terem atingido um desempenho mínimo de 15% do total de pontos em uma das áreas de conhecimento à qual se submeteram.

os portões são abertos às 7h30 e fechados às 8h. O candidato deve levar um documento de identificação, caneta preta ou azul, lápis e borracha. É proibido a entrada de candidato no local de prova com celular ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico.

Hoje foram aplicadas provas de língua portuguesa, literatura brasileira, língua inglesa, francesa ou espanhola e redação, referentes ao 3º ano do Ensino Médio. Amanhã (19), as provas aplicadas são de matemática, física, química, biologia, história geral e do Brasil e geografia geral e do Brasil, também do 3º ano.

As provas são aplicadas em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Bananeiras, Areia, Mamanguape, Rio Tinto e Sousa. Mais informações podem ser obtidas no site da Coperve. Conforme o calendário da Coperve, a classificação final será divulgada em 25 de janeiro de 2012.

 

Concorrência

O curso mais disputado é o de Medicina, oferecido no campus de João Pessoa. Foram 4.788 inscritos para 67 vagas, totalizando 71,5 candidatos por vaga. Engenharia Civil está em segundo lugar entre os mais procurados, com concorrência de 26,1. Em seguida vem Nutrição (23,8), Arquitetura e Urbanismo (21,9), Odontologia (21,1) e Direito (20,4), todos em João Pessoa. A concorrência do PSS-2012 foi divulgada no dia 20 de novembro.

O curso menos procurado foi o bacharelado em Matemática Computacional com 0,9 candidato por vaga. O curso de Letras Clássicas (Grego e Latim) teve concorrência de 1,0 por vaga. A licenciatura em Francês para o turno da manhã no campus de João Pessoa teve concorrência de 1,1. Física (1,8) e Tecnologia de Alimentos (2,3) também estão na lista dos menos disputados.

Das vagas ofertadas, 70% (4.368) são destinadas à concorrência geral e 30% (1.872) são reservadas a candidatos que tenham cursado todo o ensino médio e pelo menos três anos do ensino fundamental em escola da rede pública.

 

 

  • Redação com Paraíba.com

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe