Dentro de não muito tempo, todas as escolas brasileiras do ensino fundamental e médio poderão ser obrigadas a reservar duas horas mensais de exibição de filmes nacionais. É que um projeto de lei que garante essa obrigatoriedade está perto de ser aprovado.
De autoria do senador Cristovam Buarque (PDTDF), o PL 7507/2010 já foi levado à CEC (Comissão de Educação e Cultura), onde foi aprovado por unanimidade. Agora, será levado à CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), onde o texto poderá ser alterado.
Se nas cinco sessões não houver mudança no projeto, será encaminhado para a aprovação da presidente Dilma Rousseff, que já se mostrou favorável.
Em seu site, o senador Buarque justifica o projeto alegando que “o cinema é a arte que mais facilidade apresenta para ser levada aos alunos nas escolas” e que “os jovens que não têm acesso a obras cinematográficas ficam privados de um dos objetivos fundamentais da educação: o desenvolvimento do senso crítico”.
O texto não especifica que tipo de filme deverá ser exibido: exige apenas que sejam produções brasileiras. Também não existe, por enquanto, nenhuma filmografia recomendada às escolas.
Band.com
Sol quente e muito calor. Você já sentiu aquele calor de “derreter”? Em algumas cidades…
Uma mulher de 52 anos, com deficiência física, foi resgatada nessa terça-feira (03) em condições…
A Associação Campinense de Imprensa (ACI), informa aos profissionais de imprensa sobre horários do velório…
O deputado federal e presidente do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta, afirmou nesta quarta-feira (04),…
Uma caminhonete modelo S10 de cor preta ficou atolada na faixa de areia da praia…
Um registro feito no gabinete do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), em Brasília nessa…