Categorias: Educação

Projeto literário leva conhecimento e cultura para moradores de Alhandra

PUBLICIDADE

 Com o intuito de estimular a leitura, a Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria de Educação, está ampliando o Projeto Por uma Alhandra Leitora. O projeto literário foi lançado em março deste ano e já levou cultura e conhecimento a diversos bairros da cidade. Agora, o intuito é desenvolver as atividades também na zona rural. Na noite desta terça-feira (12), cerca de 70 moradores da Comunidade Vila Nova puderam acompanhar a narrativa do livro de poesias “Pássaros e Bichos na voz de poetas Populares”, organizada pelo professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Hélder Pinheiro, na estreia do projeto itinerante que acontece também nos próximos dias 19 e 25 e outras localidades do município.

Na abertura do evento foram cantadas músicas infantis e escolares e, em seguida, 10 alunos, com idades entre nove e 12 anos, da turma do 5º ano da escola Alfredo Cipriano, fizeram uma apresentação da leitura de um cordel abordando o problema do uso das drogas. A leitura coletiva começou às 19h e também foi prestigiada por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no espaço montado pela Secretaria de Educação.

A estória escolhida foi o conto popular João Jiló. “A poesia fala de um rapaz amargo, que não gosta de nada e que um dia encontra um passarinho que o fará mudar o jeito de encarar o mundo. O interessante é que durante a narrativa, ele tenta matar o pássaro, mas isso nunca ocorre. Em determinado momento ele chega a engolir o passarinho, que mesmo dentro de seu estômago, o incentiva a mudar. Por fim, a ave consegue sair ainda maior e ‘João Jiló’ depois de todo um processo de sofrimento, atenta para a beleza da vida”, explica a coordenadora do projeto, Helioeny Carvalho.

Para ela, a aceitação da comunidade tem sido satisfatória e por isso foi ampliada a área de abrangência. “A leitura traz inúmeros benefícios como o exercício da imaginação, expansão do vocabulário, aprendizagem sobre novas culturas, entre tantos outros. Felizmente, o prefeito Marcelo Rodrigues estimula os gestores a desenvolver atividades tão proveitosas e gratificantes como o Por uma Alhandra Leitora”, ressaltou ela, lembrando que o projeto também acontece às quartas-feiras à noite, na Praça Nossa Senhora da Assunção, no Centro de Alhandra.

Além da leitura, o projeto prevê a valorização dos artistas locais, a partir das apresentações culturais. A próxima ação itinerante do Projeto ‘Por uma Alhandra Leitora’ acontece no dia 19 de agosto, às 19h, na praça do Ginásio O Ronaldão, no distrito de Mata Redonda e no dia 25, em Nova Alhandra, na Praça da Pista.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Localizado no Polo Ecoturístico do Cabo Branco, Centro de Convenções de João Pessoa está entre os sete maiores do país

Localizado no Polo Ecoturístico do Cabo Branco, o Centro de Convenções de João Pessoa é…

17 de maio de 2024

Polo Centro Histórico recebe trio Raízes Nordestinas na Duque de Caxias

A programação do São João Multicultural de João Pessoa segue promovendo o ‘esquenta’ para os…

17 de maio de 2024

STF defere a favor do Governo do Estado em ação sobre mudanças nas emendas na ALPB

Uma decisão ontem (16), do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu…

17 de maio de 2024

Lula sanciona novo DPVAT, mas veta artigos de multas por atraso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou com vetos a lei complementar que…

17 de maio de 2024

João Pessoa realiza Dia D de vacinação contra dengue, influenza e Covid-19 neste sábado

Com o aumento dos casos de gripes e síndromes respiratórias na Paraíba, João Pessoa realiza…

17 de maio de 2024

UEPB abre 3.614 vagas em três formas de entrada; veja detalhes

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou através da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) os editais…

17 de maio de 2024