Categorias: Educação

Projeto de leitura e escrita aplicado em escolas da Rede Estadual é finalista no Prêmio Jabuti

PUBLICIDADE

O projeto de leitura e escrita ‘Desengaveta Meu Texto’, idealizado pela professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual, Patrícia Rosas, é finalista na edição 2020 do Prêmio Jabuti, considerado o maior prêmio literário nacional. O projeto está concorrendo na categoria ‘Inovação – Fomento a leitura’. O vencedor na categoria será contemplado com um troféu Jabuti e a premiação em dinheiro no valor de R$ 5.000,00. A cerimônia de premiação será on-line e transmitida ao vivo no dia 26 de novembro pelas redes sociais da Câmara Brasileira dos Livros (CBL).

‘Desengaveta meu texto’ foi criado com o objetivo de dar ao aluno e ao professor oportunidade de conhecer outros caminhos que os fizessem obter resultados mais animadores, tirando os textos das “gavetas da sala da aula”, fazendo-os circular nas mãos de leitores reais, tanto na própria escola, como na comunidade ou para além das fronteiras locais ou globais. Através de leituras, os alunos e professores criaram os próprios textos que foram publicados na revista da escola.

O projeto é desenvolvido em cinco escolas públicas de Campina Grande: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora Aparecida, no bairro Mutirão; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Veneziano, no bairro Acácio Figueiredo, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Pinheiro, no José Pinheiro, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Zuleide Cavalcante Porto, no bairro da Glória; Escola Estadual de Ensino Fundamenta e Médio Poetisa Vicentina, no bairro Jeremias.

A professora Patrícia Rosas ficou feliz por estar concorrendo ao prêmio e destaca o desenvolvimento do projeto durante a pandemia. “Sinto gratidão por contribuir com a educação pública. Por causa da pandemia, em 2020 o projeto foi realizado em forma de ‘Delivery literário’: entregamos mensalmente na casa dos alunos um kit leitura em parceria com a editora da EDUEPB, que doa os livros de literatura. No kit têm máscara, livros e álcool em gel. Os alunos leem e participam de jogos de leitura digital por meio do site do projeto”, contou.

O prêmio Jabuti visa reconhecer e dar visibilidade a ações, projetos e iniciativas de caráter social, cultural ou tecnológico que despertem e estimulem a manutenção do interesse pela leitura e que sejam inclusivos e abrangente. Especialmente, prestigia ações dirigidas a despertar o interesse e capacitar novos leitores.
Para conferir a lista dos dez finalistas, acesse https://www.premiojabuti.com.br/finalistas/?eixo=310301d0-832b-e811-a837-000d3ac085f9&categoria=e5e77a13-aa75-e911-a956-000d3ac03367

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024