Programa lança editais com 400 vagas de intercâmbio internacional para estudantes da Paraíba

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) lançou, esta semana, os editais do ‘Projeto Conexão Mundo – Estudantes’, referentes a intercâmbios internacionais que serão realizados a partir de setembro de 2022.

Ao todo, são 400 oportunidades para experiências em países como Inglaterra, Escócia, País de Gales, Canadá, Espanha e Chile. Os editais estão voltados para o intercâmbio de estudantes dos cursos de inglês e espanhol, além de uma modalidade que contempla uma etapa do Programa Primeira Chance, voltado ao mercado de trabalho.

O projeto contempla estudantes e professores da rede estadual de ensino por meio da oferta de cursos de idiomas e formação continuada a partir de parcerias com instituições internacionais.

Os editais apresentaram quatro modalidades para inscrição, que são ensino médio no exterior (high school); curso de idiomas no exterior; educação e primeira chance internacional.

A primeira fase do projeto foi realizada entre os meses de janeiro e março deste ano, com a participação de 3.744 estudantes que aprenderam as línguas inglesa e espanhola para se classificar para segunda fase, realizada em abril e maio de 2022 com estudo dirigido e aplicação de prova de conhecimentos, em junho.

Dos 1.714 estudantes aptos para segunda fase, 400 serão aprovados para a terceira e última etapa para vivenciar a experiência do intercâmbio internacional.

Segundo o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, os editais estão voltados ao intercâmbio de estudantes dos cursos de inglês e espanhol, além da nova modalidade que contempla uma etapa do Programa Primeira Chance, voltado ao mundo do trabalho.

“São novas oportunidades para os nossos estudantes que poderão desenvolver, cada vez mais, suas atividades em uma nova língua. Essa experiência de vivência no exterior é muito importante para os filhos da Paraíba, além da valorização do protagonismo desses nossos estudantes”, disse.

Redação

Últimas notícias

PT da Paraíba inicia reuniões do Grupo de Trabalho Eleitoral para organizar estratégia rumo às eleições

O Partido dos Trabalhadores da Paraíba realiza nesta terça-feira, às 17h, na sede estadual da…

10 de fevereiro de 2026

Cotado, Galdino reforça que não foi procurado sobre vice e mantém nome no radar para vaga no TCE

Cotado para integrar a chapa majoritária de 2026, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba…

10 de fevereiro de 2026

ELEIÇÃO EM CABEDELO: Efraim Filho confirma data da convenção que vai oficializar candidatura de Walber Virgolino

O senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Efraim Filho (União Brasil), anunciou para a…

10 de fevereiro de 2026

Procon-PB recebe kits desenvolvidos pela UEPB para detectar metanol em bebidas alcoólicas

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

10 de fevereiro de 2026

TJPB: relator vota por substituir prisão de Hytalo Santos e Euro por medidas cautelares

O casal de influenciadores digitais Hytalo Santos e Israel Vicente, conhecido como Euro, poderá ser…

10 de fevereiro de 2026

Inácio diz que cargos ocupados por Johnny Bezerra pertencem ao governador e volta a criticar imaturidade política do médico

O pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB, Inácio Falcão, voltou a fazer duras críticas ao…

10 de fevereiro de 2026