A Paraíba o tempo todo  |

Programa Gira Mundo recebe prêmio internacional na Hungria 

A Paraíba recebeu, nessa quinta-feira (27), em Budapeste, na Hungria, o prêmio internacional conferido pela AFS Intercultural Program pela contribuição do Programa Gira Mundo na defesa das relações interculturais entre as nações. A premiação foi recebida pelo ex-intercambista de destaque do Programa, Alysson Rodrigues. O Programa é realizado pelo Governo do Estado, desde 2016, através da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

 

A premiação aconteceu durante a IV Conferência Global da AFS, a maior e mais antiga organização de intercâmbios para jovens do mundo, com sede em Nova Iorque. Entre milhares de projetos inscritos desenvolvidos em 180 países, o estado teve quatro deles aprovados.

 

Alysson foi escolhido para receber o prêmio devido ao destaque do projeto que desenvolveu após o retorno do Canadá, que foi selecionado pela IV Conferência Global da AFS. Hoje ele é aluno de Odontologia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Em 2016, era aluno da Escola Professor José Gaudêncio, na cidade de Serra Branca e, através do Programa Gira Mundo, participou do intercâmbio Paraíba-Canadá.

 

Para Alysson, o sentimento é de orgulho porque “o trabalho da Paraíba com a educação foi reconhecido internacionalmente. Inclusive, não só como um grande projeto da educação, mas como uma forma de transformar o mundo, de preparar o cidadão para o mundo globalizado por se preocupar com formação completa do indivíduo”.

 

O coordenador do Gira Mundo na Paraíba, Tulhio Serrano, destacou que “o resultado dessa premiação é fruto da consolidação da política pública de internacionalização do Governo do Estado por meio do Programa Gira Mundo, que tem transformado a vida dos estudantes da Paraíba, elevando o índice da educação”.

 

O evento – O tema do evento de 2018 foi “Competência Global: Nosso Futuro, Nossa Responsabilidade”. Para a AFS, a competência global é essencial para as escolas, locais de trabalho e sociedades do século XXI. No mundo interconectado, as pessoas devem saber aprender, trabalhar, se comunicar e conviver através das diferenças. Para fazer isso, precisam trabalhar juntos para definir práticas inovadoras e sustentáveis ??que levem à competência global.

 

Gira Mundo – O programa Gira Mundo teve início em 2016 e até o momento já levou ao exterior 350 estudantes da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, e até o final do ano serão 155 professores que fizeram intercâmbio para Finlândia e Israel. Os estudantes participaram de intercâmbios nos seguintes países: Canadá, Espanha, Portugal e Argentina.

 

AFS Intercultural Programs – É uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, existente em comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbio para ajudar as pessoas a desenvolver conhecimentos, habilidades e o entendimento necessário para criar um mundo mais justo e pacífico.

 

 

Redação

 

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe