Categorias: Educação

Professores da UEPB paralisam atividades nesta quarta-feira

PUBLICIDADE

Os professores da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB paralisarão suas atividades nesta quarta-feira (24/02), para protestar contra a Medida Provisória (MP-242) do governador Ricardo Coutinho, que determinou a suspensão da data base, o congelamento de salários e da vigência dos planos de carreira de todos os servidores estaduais.

A paralisação é convocada pela Associação dos Docentes da UEPB-ADUEPB, que junto com as entidades do Fórum Estadual dos Servidores, realizarão nesta quarta-feira, a partir das 09h, na Praça João Pessoa, no Centro da Capital, um ato público para pressionar politicamente os 36 deputados estaduais a rejeitarem a Medida Provisória, quando o texto for apreciado pela Assembleia Legislativa.

Para facilitar o deslocamento dos professores, funcionários e alunos para o ato em João Pessoa, a ADUEPB e o Sintespb, disponibilizarão ônibus nos em vários campi da UEPB. Já está definida a saída de ônibus dos Campi de Catolé do Rocha, Guarabira e Campina Grande. Os interessados devem manter contato com o Sindicato docente e garantir sua participação.

Moção

Para aumentar a pressão contra o congelamento de salários e dos planos de carreira, o Conselho Universitário da UEPB, acatando a proposta da ADUEPB, deliberou hoje de manhã (22/02), que a instituição deve recorrer à justiça contra a MP 242, por avaliar que a iniciativa é inconstitucional. Na ocasião, a ADUEPB conseguiu incluir na pauta do Consuni a discussão sobre a data base da categoria e informou que também recorrerá à justiça contra a MP.
Inconstitucional

Ao mesmo tempo em que vai paralisar os professores nesta quarta-feira, a ADUEPB também produziu, através de sua assessoria jurídica, um parecer mostrando a inconstitucionalidade da MP 242. Pela análise, a medida desrespeita as Constituições Federal e Estadual nos seus princípios de periodicidade de reposição salarial dos servidores, proibição de redução de salários, além da garantia de valorização do magistério por meio de planos de carreira e remuneração. A lei 9.703, de 14 de maio de 2012, que instituiu a data base dos servidores estaduais também foi desrespeitada. O parecer já foi enviado aos deputados estaduais que já se manifestaram contra a MP 242.



Redação com Assessoria
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevedo afirma que projeto da oposição é pautado em interesses pessoais: “Apenas um projeto de poder”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta sexta-feira (16), que o projeto político…

17 de janeiro de 2026

Muriçocas do Miramar terá shows de Alceu Valença, Juzé e programação especial para celebrar 40 anos de fundação

O bloco mais tradicional do pré-carnaval de João Pessoa já começou a contagem regressiva para…

17 de janeiro de 2026

Com gols de Miguel Vinicius e Erik, Campinense vence Atlético de Cajazeiras na abertura do Paraibano

O Campinense iniciou sua caminhada no Campeonato Paraibano 2026 com vitória sobre o Atlético de…

17 de janeiro de 2026

Sousa estreia com vitória diante do Confiança no Campeonato Paraibano 2026

O Sousa começou a temporada 2026 em grande estilo. Jogando diante da sua torcida, no…

17 de janeiro de 2026

“Diretório do PSB estava meio parado em João Pessoa”, dispara Tibério Limeira durante evento do partido

O secretário de Administração da Paraíba e integrante do diretório estadual do PSB, Tibério Limeira,…

17 de janeiro de 2026

Período educativo da Zona Azul é iniciado na orla de João Pessoa a partir deste sábado

O sistema de estacionamento rotativo da Zona Azul começou a operar em fase educativa na…

17 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464