Categorias: Educação

Pró-Enem da UEPB intensifica aulões para as provas do Enem 2020

Maratona de aulas. A pandemia da Covid-19 não inviabilizou a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), de realizar as aulas do Programa Pró-Enem, iniciativa preparatória para alunos da Rede Pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em janeiro de 2021. Com a inviabilidade das aulas presenciais, as turmas do Pró-Enen passaram a funcionar de forma on-line, através das plataformas digitais Google Meet e Classroom.

As aulas do Pró-Enem começaram em março de forma presencial com pouco mais de 600 alunos, mas foram interrompidas devido à pandemia e retomadas de forma remota no mês de julho, com cerca de 500 alunos. Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio, as atividades foram intensificadas, inclusive com a realização de “aulões” necessários para os alunos fazerem a revisão de conteúdos e tirarem dúvidas, ficando, assim, mais preparados para enfrentarem as provas.

As aulas do Pró-Enem da UEPB acontecem às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h, e das 19h às 22h; e aos sábados, das 7h45 às 12h. Elas são ministradas por aluno(a)s das licenciaturas da UEPB e, excepcionalmente, por alunos de outras instituições e seguem o formato eas diretrizes propostas pelo Enem. Em todas as turmas são ministrados conteúdos e componentes das disciplinas de Literatura, Produção Textual, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), dentre outros conteúdos e temas de conformidade com a proposta do Enem.

O coordenador adjunto do projeto, professor Adalberto Teixeira Rodrigues, destacou o aspecto social do Pró-Enem que assiste alunos do Ensino Médio da Rede Pública, que não têm condições de pagar um cursinho particular. Esta iniciativa da UEPB já ajudou a centenas de alunos a realizarem o sonho de ingressarem no Ensino Superior. Além do mais, dá oportunidade a alunos das graduações da UEPB de fazer a iniciação à docência, utilizando o cursinho para adquirir experiência como professor. Atualmente cerca de 50 graduandos da UEPB estão atuando como monitores no cursinho, a maioria de forma voluntária.

“Resolvemos agora no final de ano fazer uma experiência mais impactante com uma sequência de aulões, para chamar mais atenção e impactar o foco dos nossos alunos”, destacou o coordenador adjunto. Esses aulões seguem durante parte deste mês de dezembro e serão retomados em janeiro, dias antes da realização das provas, para a revisão final dos conteúdos. Totalmente gratuito, o Pró-Enem é um Programa de Extensão vinculado ao Centro de Educação da UEPB, voltado para jovens de baixa renda de Campina Grande e municípios circunvizinhos, que concluíram ou que estejam concluindo o Ensino Médio na Rede Pública Estadual.

Assessoria

Últimas notícias

Banhistas devem evitar quatro trechos de praia do Litoral paraibano

A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) emitiu relatório de balneabilidade com o…

31 de janeiro de 2026

Romero diz que união das oposições no 1° turno das eleições é fundamental: “O bom senso recomenda”

Em entrevista ontem (29), à imprensa campinense o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), revelou que…

31 de janeiro de 2026

Defesa de João Lima pede habeas corpus; cantor foi preso por violência doméstica

Nesta sexta-feira (30), a defesa do cantor João Lima entrou com pedido de habeas corpus.…

31 de janeiro de 2026

Tovar destaca reencontro histórico entre grupos políticos e reforça aliança em torno da pré-candidatura de Cícero Lucena

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou, nesta sexta-feira (30), a construção de uma…

31 de janeiro de 2026

Homem apontado como líder de organização criminosa no Litoral Sul da PB é preso em hospital de João Pessoa

Apontado pela Polícia Civil como líder de uma organização criminosa com atuação no Litoral Sul…

31 de janeiro de 2026

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Avaliação é a mesma da Organização Mundial da Saúde. O Ministério da Saúde explicou nesta…

31 de janeiro de 2026