O próximo domingo (31) marca a data de início do primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital da história. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o modelo-piloto em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, em locais de provas escolhidos pelo órgão.
Essa é a primeira vez que o exame conta com opções de realização de provas digitais. Foram disponibilizadas 100 mil inscrições para esse modelo. Ao todo, 96.086 pessoas confirmaram a participação, em 104 cidades brasileiras. A implementação do modelo será progressiva, com previsão de se consolidar em 2026.
Essa edição digital é voltada exclusivamente para concluintes do ensino médio e pessoas que já concluíram essa etapa de ensino em anos anteriores. O Inep avalia que a alternativa digital flexibiliza a logística, permite maior economia e agilidade e ainda possibilita uma possível aplicação do exame em várias datas ao longo do ano, por agendamento.
Realizada pelo computador, a prova exige que os candidatos estejam nos locais de prova e levem caneta esferográfica de cor preta, para aplicação da redação, que continua sendo feita em papel, escrita à mão. Neste momento, não haverá aplicação para os 2.896 inscritos do Amazonas, por conta do agravamento da pandemia. As datas previstas para a reaplicação são os dias 23 e 24 de fevereiro.
PB Agora
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou ação civil pública em face dos municípios de…
Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade nesta segunda-feira (27), o ex-secretário de Administração da Paraíba…
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) anunciou a suspensão temporária do abastecimento…
Mais um prefeito do PL anunciou apoio a pré-candidatura de João Azevêdo ao Senado Federal.…
A deputada estadual Doutora Paula afirmou, nesta sexta-feira, que apesar das divergências naturais no campo…
O deputado federa Romero Rodrigues (Podemos), negou nesta segunda-feira (27), os rumores que circularam nos…