Categorias: Educação

Prefeitura inaugura nova escola

PUBLICIDADE

Uma homenagem a um dos grandes nomes da educação paraibana, além da constante melhoria da qualidade do ensino oferecido na rede municipal. Com esses objetivos, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) entrega nesta segunda-feira (16), a partir das 9h30, a Escola Municipal Professor Afonso Pereira da Silva, localizada no conjunto Cidade Verde. É mais uma obra do programa João Pessoa Faz Escola e irá beneficiar mais de 1.000 estudantes do Ensino Infantil, do Fundamental e de Jovens e Adultos (EJA). As matrículas para ingresso na nova unidade já começam na terça-feira (17).

Com um investimento R$ 2, 58 milhões em recursos da própria PMJP, a escola está dividida em 10 salas de aula, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, auditório, refeitório, coordenação pedagógica, sala de professores, secretaria, arquivo, diretoria, pátio coberto cozinha e duas baterias de banheiros (uma em cada piso).

Também fazem parte do complexo educacional uma quadra poliesportiva com 620 metros quadrados e toda a área urbanizada. A estrutura foi adaptada para receber pessoas portadoras de deficiências, com rampas, corrimãos e banheiros adaptados. Essa unidade de ensino é a quinta obra construída seguindo os padrões adotados pela PMJP.

Matrículas – A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) irá disponibilizar uma equipe nos turnos da manhã e da tarde para fazer o cadastramento dos estudantes. Para efetuar a matrícula é necessário apresentar a seguinte documentação: certidão de nascimento, foto três por quatro, documento de identidade da mãe ou responsável e transferência de origem.

A previsão de início das aulas dva Escola Afonso Pereira é na segunda quinzena do mês de março. Porém, para que nenhum aluno seja prejudicado, a Sedec deverá anunciar um calendário especial, buscando cumprir todas as horas-aula previstas pela Lei de Diretrizes e Bases.

Comodidade – Além dos alunos novatos, também irão compor o corpo discente da Afonso Pereira aqueles matriculados nos anexos das escolas municipais João Gadelha, Virginius da Gama e Melo e Zumbi dos Palmares, todas localizadas no bairro de Mangabeira.

"Essa obra veio suprir uma comunidade que há muitos anos vinha sofrendo pela falta de uma unidade de ensino municipal nas proximidades. Antigamente, a Sedec disponibilizava um ônibus que levava os alunos do conjunto Cidade Verde para assistirem as aulas; com a entrega desta nova unidade, eles já não precisarão mais desse deslocamento", explicou Hedênia Farias Dantas, coordenadora do Pólo I das Escolas Municipais.

Apesar da abertura de vagas para os alunos matriculados nos unidades anexas, as transferências só serão realizadas mediante a confirmação de interesse por parte dos pais.

O homenageado – Afonso Pereira da Silva nasceu no dia 30 de outubro de 1917, no município paraibano de Bonito de Santa Fé. Exerceu ao longo de sua existência, importantes cargos públicos e privados, federais e estaduais, como professor universitário, um dos fundadores do curso de Direito da UFPB e também de diversas escolas de nível fundamental, médio e superior na Paraíba. Com uma vida dedicada à Educação, o professor foi um dos seis educadores que, há mais de 37 anos, fundaram o Ipê/Unipê.

Ele se destacou como criador e presidente da Fundação Padre Ibiapina, presidente da Academia Paraibana de Letras (APL), membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, provedor da Santa Casa de Misericórdia, deputado estadual, oficial do Exército Brasileiro, jornalista, diretor-fundador do jornal ‘Correio da Paraíba’ e membro do Conselho de Notáveis do mesmo jornal.

Fazendo escola – A edificação da nova unidade integra as ações do programa João Pessoa Faz Escola, uma parceria entre a PMJP e o Governo Federal, que tem recursos totais estimados em R$19,6 milhões para reformas, ampliações e construções de escolas. A expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2009 sejam entregues outras três escolas, que irão beneficiar os bairros Cristo Redentor (Comunidade Boa Esperança); Mangabeira (Cidade Verde); Ipês e Geisel (Comunidade João Paulo II).

 

Secom

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024