Categorias: Educação

Prefeito de Esperança recebe reitor do IFPB para discutir campus

O prefeito de Esperança, Nobinho Almeida, acompanhado de sua equipe de secretários, recebeu na manhã da última sexta-feira, 2, na Secretaria de Educação, o reitor do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), João Batista de Oliveira Silva, e sua equipe técnica, para apresentação do projeto de implantação do campus da instituição. Também houve uma visita ao terreno disponibilizado pelo prefeito para construção da sede do IFPB.

O encontro foi aberto pela secretaria de Educação, Marilene Diniz, que fez um relato das potencialidades do município nas áreas de agropecuária, comercial, expressões artísticas e intelectuais. A explanação reforçou a tese de que a cidade de Esperança possui uma base intelectual sólida, capaz de contribuir para a consolidação de um projeto como este.

A secretária lembrou que, atualmente, a cidade conta com 9 mil alunos matriculados nas redes municipal, estadual e particular de ensino e com cerca de 700 alunos que buscam graduação nos diversos cursos oferecidos pelas universidades públicas e particulares de Campina Grande.

Já o prefeito Nobinho, falou de sua alegria e satisfação em representar o município de Esperança junto a um projeto como este. Segundo ele, o projeto engrandecerá e proporcionará ao município uma nova roupagem. Depois da implantação do campus do IFPB, um projeto que gera desenvolvimento em todas as áreas, a população de Esperança estará apta a uma vida melhor. “Vamos unir esforços e trabalhar para que as coisas aconteçam”, finalizou o prefeito, colocando toda sua equipe à disposição da equipe técnica do Instituto Federal de Educação da Paraíba.

Encerrando as falas, o reitor da IFPB, João Batista de Oliveira Silva, fez conhecer aos presentes que a cidade de Esperança está recebendo este benefício em função de suas potencialidades e que a seleção feita para as novas instalações dos campi nos municípios, não tem conotação política. Disse ainda que a educação é o instrumento de emancipação de um povo e a mola para seu crescimento, além de proporcionar condições de empregabilidade, levando os jovens a terem suas vidas modificadas pelo conhecimento. O reitor agradeceu ao prefeito Nobinho Almeida por ter abraçado o projeto, colocando-se a disposição para que a equipe técnica trabalhe.

Audiência pública na Câmara

Uma audiência pública realizada na tarde da ultima quinta-feira, 1º de setembro, na Câmara Municipal de Esperança, conduzida pelo promotor substituto do Centro de Apoio Operacional as Promotorias da Infância e do Adolescente, Allen Borges Escorel, com as presenças da juíza Lua Yamaoka Mariz Maia, da promotora Paula Amorim e dos prefeitos de Esperança, Areial e Montadas, foi apresentado e oficializado junto aos gestores, o compromisso na elaboração do Plano Municipal de Ação de Enfrentamento a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

O Plano faz parte do projeto “Menina Abusada”, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente, dentro do Planejamento Estratégico do Ministério Público da Paraíba, e visa sensibilizar e capacitar profissionais sobre a problemática da violência praticada contra crianças e adolescentes, criando uma Rede de Proteção interligada, possibilitando uma proteção integral às crianças em vulnerabilidade.

O prefeito Nobinho Almeida saudou os presentes dando-lhes as boas vindas e mostrou a importância do projeto para os municípios. Disse que “é fundamental, importante e prioritário, mas se não existir a participação de toda sociedade, será em vão todo esse trabalho implantado”. “Como cidadão e gestor, não medirei esforços para o fortalecimento deste plano e sua plena atividade, melhorando, e transformando a vida de crianças e adolescentes de Esperança”, disse.
Muitas foram às colocações dos presentes, que mostraram a necessidade urgente de um projeto como este.

“A sociedade trabalhando em conjunto com o Ministério Público, muito pode contribuir para diminuir o alto índice de violência com crianças e adolescentes”, frisou o prefeito. Encerrando os trabalhos, o promotor Allen Borges, agradeceu a participação de todos os presentes, dizendo que as coisas boas têm que ser regularizadas, para assim ter uma continuidade. Em seguida, foi feita a leitura da Ata da Audiência e assinaturas dos prefeitos que fizeram adesão ao projeto.

Redação

Últimas notícias

Sem citar nomes, Veneziano demonstra preferência para que candidato a vice na chapa de Cícero Lucena seja de CG

O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano vital do Rêgo, cravou sua preferência…

29 de janeiro de 2026

Prefeito de Campina Grande nega pressão para apoiar pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…

29 de janeiro de 2026

“Figurões” da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026

Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…

29 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto revela que vai tratar de pautas do Nordeste e estratégias da oposição durante visita a Bolsonaro

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…

29 de janeiro de 2026

Interessados têm até esta sexta-feira para solicitar permissão de instalação de camarotes da Via Folia, em JP

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário…

29 de janeiro de 2026

Inmet amplia alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para 50 municípios…

29 de janeiro de 2026