Por meio do site do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Polícia Federal faz um alerta sobre possíveis invasões a dispositivos como câmeras e babás eletrônicas. Segue o alerta:

Verificar o modelo da câmera junto ao fabricante, se há alguma atualização que corrige problemas de segurança. Caso não tenha confiança para atualizar o sistema da câmera, buscar ajuda com um técnico ou um conhecido:

Exemplos:
. Instruções para câmeras Dahua:

https://dahuawiki.com/Firmware/Update_Camera_Firmware_via_NVR (em inglês)
. Instruções para câmeras ONVIF:

Verificar se a câmera possui algum acesso externo. É comum usuários domésticos configurarem câmeras para serem vistas fora de casa. Este tipo de configuração se não tiver os devidos cuidados pode expor a câmera para invasores. Este tipo de configuração muitas vezes é referido como “dmz” ou redirecionamento de portas. Na Internet é possível achar uma série de guias conforme abaixo. Caso o usuário tenha optado por esta funcionalidade, recomenda-se desabilitar até que um técnico especializado possa avaliar e realizar uma configuração mais segura. Infelizmente não há um guia padrão para este tipo de configuração, ela vai variar de acordo com o equipamento (modem) Internet do usuário. Novamente em caso de dúvidas, buscar ajuda com um técnico ou usuário experiente:

. https://www.tp-link.com/pt/support/faq/28/
. http://blog.marvinsiq.com/2014/04/16/configurando-o-dmz-roteador-arris-tg862-da-netvirtua/

Verificar as credenciais de acesso da câmera, trocar a senha e verificar se existem outros usuários configurados. Muitas câmeras possuem usuários de manutenção que podem ser acessados por invasores sem o conhecimento do usuário.

Por fim, na dúvida, se há o risco da câmera realizar uma filmagem de uma criança em condições vulneráveis (ex: num sofá, tomando banho, etc), sugere-se desligar a câmera até que seja possível configurar de forma segura.

 

Humberto Jr

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Capes libera resultado de seleção para estudantes de licenciatura 

Selecionados participarão de projetos do Pibid e da Residência Pedagógica    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) liberou para a consulta o resultado da seleção que…

João sanciona Lei que assegura descontos nas mensalidades das escolas na PB

Em tempos de pandemia, o governador da Paraíba, João Azevêdo, sancionou a Lei nº 11.694 aprovada pela Assembleia Legislativa (ALPB), em que garante descontos nas mensalidades das escolas privadas da…