Categorias: Educação

Polari deve transmitir reitoria a Margareth amanhã

Está marcada para esta sexta-feira (16), às 19h30, na Sala de Concerto Radegundis Feitosa no Campus I, a solenidade de condução ao cargo de Reitora da professora Dra. Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A cerimônia será presidida pelo professor Rômulo Polari ex-reitor da instituição.

Eleita em junho deste ano para um mandato de quatro anos, a professora Margareth Diniz receberá o cargo do  professor Rômulo Polari, que comandou a UFPB durante dois mandatos, tendo como vice-reitora a  professora Yara Campos Matos. O novo vice-reitor, professor Eduardo Ramalho Rabenhorst, será empossado pela reitora em janeiro.

A cerimônia será tradicional. Primeiro é lido o ato de posse da reitora, assinado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A solenidade tem início com o cerimonial realizando a trasladação das tradicionais roupas do protocolo acadêmico as vestes talares: a beca reitoral, a samarra e o capelo.

As origens dessas vestes remontam ao cerimonial multissecular da Universidade de Coimbra, da qual as universidades brasileiras herdaram a maior parte das tradições protocolares.

Depois da trasladação das vestes, Rômulo Polari transmitirá o cargo para Margareth Diniz, passando a esta a presidência da mesa. Margareth receberá, então, o colar reitoral, símbolo da união das diferentes unidades universitárias na sua tríplice missão de ensinar, pesquisar e estender serviços à comunidade.
 

A reitora – Com um curriculum acadêmico (lattes) composto por mais de 40 páginas, a professora doutora Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, nasceu em Sousa (PB), é graduada em Farmácia e Medicina, especialista em Toxicologia Animal, Mestre e Doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos e pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Renorbio). Atual Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), onde já exerceu a Diretoria Técnica.
 

É ainda pesquisadora permanente do Programa em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos e do CNPq. Contabiliza no Diretório de Pesquisa de Grupos no Brasil, na página do CNPq, 81 produções bibliográficas, 10 produções técnicas e 52 orientações concluídas. É detentora da Medalha do Mérito Farmacêutico concedida pelo Conselho Federal de Farmácia.
 

Integra grupos de pesquisa de Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos da UFPB (Pesquisadora); GEFAO: Grupo de Estudos em Fitoterapia Aplicada a Odontologia – UFPB (Pesquisadora); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) – UFRJ (Pesquisadora); Investigação dos efeitos genotóxicos, citotóxicos, citoprotetores de produtos naturais e sintéticos frente a células procarióticas e eucarióticas – UFPB (líder); Núcleo de Assistência Farmacêutica – Farmacoterapia e Biofarmácia – UFPB (Pesquisadora); Plantas Medicinais e Tóxicas – UFPB (líder); e Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos – UFPB (Pesquisadora).

 

 

 

Últimas notícias

VIROU PASSEIO: com hat-trick de Éverton Heleno, Campinense marca quatro vezes e atropela o Botafogo, no Amigão

Ocupando apenas a 7ª posição no Campeonato Paraibano, o Campinense recebeu a equipe do Botafogo…

31 de janeiro de 2026

MPPB lança cartilha digital sobre viagens e hospedagens com crianças e adolescentes

Promotora ressalta que é alto o índice de crianças e adolescentes impedidos de viajar ou…

31 de janeiro de 2026

Folia de Rua anuncia cancelamento do show da cantora Priscila Senna nas prévias de Carnaval em JP

O direção do Folia de Rua usou as redes sociais para anunciar que o show…

31 de janeiro de 2026

Deputado Aguinaldo Ribeiro fortalece diálogo com lideranças e projeta futuro político da Paraíba

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro dedicou a sexta-feira (30) a uma série de encontros estratégicos…

31 de janeiro de 2026

Após audiência de custódia, Justiça mantém prisão de mulher que confessou morte da mãe na Paraíba

A Justiça da Paraíba manteve a prisão da mulher que confessou ter assassinado a própria…

31 de janeiro de 2026

Prestes a desaparecer das ruas, orelhões vão deixar saudades para paraibanos; locutores e ouvintes recordam tempos áureos

Uma cabine icônica. Que fez história. E teve a sua relevância em determinada época para…

31 de janeiro de 2026