A Paraíba o tempo todo  |

Pesquisadores da UFPB criam software de reconhecimento facial a longa distância

Demonstração de software que o Disque Denúncia passa a utilizar em parceria com The Staff of Security, em que compartilha seu banco de dados de foragidos da justiça com câmeras de segurança que utilizam sistema de reconhecimento facial.

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), criaram um software que permite a captura de imagens de rostos e sua transmissão sem fio a longas distâncias, até um receptor integrado a um banco de dados. O projeto foi desenvolvido pelo mestrando em Engenharia Elétrica Vitor Rodrigues, sob a orientação do professor Fabrício Braga de Carvalho.

A partir do recebimento da imagem de um rosto, o software permite detectar se a pessoa identificada está registrada no banco de dados e se ela teria acesso ou não a determinado ambiente. A inovação consiste em possibilitar a transmissão de imagens a longas distâncias e sem fio, por meio de dispositivos baseados na tecnologia LoRa (abreviação da expressão em inglês Long Range, ou “grande alcance”, em português), que é patenteada na Europa.

“O objetivo é o reconhecimento facial de rostos que estejam registrados previamente em um banco de dados, permitindo que uma câmera que esteja posicionada a longas distâncias – mas dentro do alcance dos transmissores LoRa – consiga enviar as imagens relativas a uma pessoa e identificar, por meio dos dados gravados no receptor, se aquela pessoa teria acesso ao local ao qual deseja ingressar”, detalhou o orientador do projeto, Prof. Fabrício Carvalho, sobre o funcionamento do sistema.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe