A Paraíba o tempo todo  |

PB se classifica para etapa de concurso do MEC sobre combate ao Aedes

Quatro escolas da Rede Estadual de Ensino se classificaram para a fase nacional do concurso “Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes Aegypti”, do Ministério da Educação (MEC). As representantes da Paraíba são as escolas de ensino fundamental: Coelho Lisboa, de Santa Luzia; e Miguel Santa Cruz, de Monteiro; e as escolas de ensino médio: Padre Emídio Viana Correia, de Campina Grande; e a Padre Hildon Bandeira, de João Pessoa. Os vídeos mais “curtidos” serão os vencedores. O público poderá votar pelo endereço: http://zikazero.mec.gov.br/juri-popular?view=juripopular&layout=videos&cat_id=5.

Durante as etapas regionais, foram selecionados 247 vídeos, produzidos por estudantes de escolas públicas e particulares, destacando a importância de debater o tema. Nessa nova fase, um júri popular vai escolher 11 finalistas, por meio de votação online, aberta até o próximo dia 28.

Outros 11 vencedores serão escolhidos pela comissão julgadora final, indicada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, coordenadora da ação, em parceria com outras secretarias do MEC. Para participar da votação, os jurados devem fazer um cadastro, via e-mail ou pelo facebook.

Na primeira fase do concurso, realizada no primeiro semestre deste ano, estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e médio e da educação superior inscreveram as produções feitas em parceria com amigos e professores. Cada vídeo ilustra diversos exemplos de combate e prevenção aos focos do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir o zika vírus, a dengue e a febre chikungunya.

Os filmes selecionados foram produzidos a partir das características exigidas pelo concurso: no máximo 90 segundos e captação por aparelhos de telefone celular ou câmeras digitais domésticas, com boa qualidade de imagem e som.

Os vencedores do concurso ganharão uma viagem a Brasília para participar de ações relacionadas ao combate ao mosquito. Os nomes serão anunciados na página do MEC sobre o zika vírus na internet: http://zikazero.mec.gov.br.

Alunos no TCE – Cerca de 100 alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Isabel Maria das Neves, de João Pessoa, assistiram, na quinta-feira (18), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), uma mesa de debates educativos sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

Foram discutidos os métodos e as atuações de controle da vigilância sanitária, com destaque sobre causas, prevenção e combate ao mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. A programação contou com palestras, apresentação de filme e debates com perguntas feitas por alunos. A ação contou com a participação da Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental, por meio do Programa Saúde na Escola.

 

Secom

foto: Delmer Rodrigues

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe