Categorias: Educação

Paralisação nacional: Servidores da UFPB decidem aderir

PUBLICIDADE

 Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiram em assembleia geral, realizada ontem pela manhã, no Campus I da instituição, aderir à paralisação nacional marcada para a próxima sexta-feira – assim como os professores, que já haviam aprovado adesão ao movimento em assembleia realizada no dia 18 de outubro.

O protesto deve contar com a participação de sindicatos de todo o país em torno do Dia Nacional de Luta contra as reformas trabalhista e da Previdência. No caso dos professores, a paralisação não afetará os campi de Areia, Bananeiras e Litoral Norte. Na assembleia de ontem dos servidores, também ficou decidido que ainda não haverá greve da categoria, aprovada pela Plenária Nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), como havia sido pautado até a realização da assembleia.

De acordo com a agência de notícias da UFPB, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintespb), Severino Ramos, informou que a convocação de mobilização ocorre porque não existe nenhum canal de negociação entre a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e o Governo Federal.

Ele revelou que desde 2016, a Fasubra tem protocolado vários pedidos de reuniões com o MEC para discutir sobre o que ficou acordado na greve de 2015, porém, até agora, não recebeu respostas em relação a isso. O governo editou a Medida Provisória 805 que prevê aumento de 11% para 14% na contribuição previdenciária dos servidores públicos, a partir de fevereiro de 2018.

Ramos analisou que, além de não receberem as correções salariais relacionadas às inflações dos anos de 2014 a 2017, os trabalhadores terão uma redução salarial na ordem de 3% e os congelamentos de reajustes para os anos 2018 e 2019. Ele disse ainda que o governo pensa em retirar o direito de incentivo à capacitação e qualificação, extinguindo o Plano de Carreira dos Cargos dos Técnico- Administrativos em Educação (PCCTAE), cuja conquista foi obtida com muita luta pela categoria das universidades públicas.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024