Categorias: Educação

Paraíba supera meta nacional em taxa de matrículas no Ensino Médio Integral

PUBLICIDADE

A Paraíba deve alcançar neste ano o segundo lugar nacional na taxa de matrículas no ensino médio integral. A projeção se baseia nos resultados obtidos pelo Estado em 2017, que superaram a meta fixada pelo Ministério da Educação para 2018. No ano passado, o Estado ficou em quarto lugar no País, alcançando o índice de 13,8% das matrículas, quando a meta é de 13% para 2018.

Os dados são do Censo Escolar 2017, divulgado pelo MEC na quarta-feira (31). O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, revelou que a proposta de expansão para este ano no Estado é de 30% de matrículas nessa modalidade de ensino.

“Os índices refletem a política de educação que vem sendo desenvolvida na rede estadual de ensino, com a aquisição de laboratórios de ciências, matemática, robótica e informática para as escolas de ensino médio, bem como a expansão das escolas cidadãs integrais de seis para 33 em 2017, e para 100 unidades em tempo integral em 2018, aumentando a oferta para 35 mil vagas em 25 municípios”, informou o secretário.

Rede atraente – Ele acrescentou que estão sendo feitos investimentos em projetos que atraem o aluno para a escola, tais como o programa Gira Mundo, que leva estudantes e professores para intercâmbios internacionais – e o Pré Vestibular Social – PBVest.

De acordo com o Aléssio Trindade, os bons números também resultam da melhoria na infraestrutura física das escolas e a construção das 12 escolas técnicas; seis já em funcionamento, com a oferta de cursos de mecânica e design de móveis, agronegócios e manutenção e suporte em informática, vendas e gastronomia, entre outros. As demais escolas técnicas começam a funcionar neste ano nos municípios de Guarabira, Campina Grande, Serra Branca, Patos, Sousa e Itaporanga.

Incentivos – O secretário disse também que a tendência é a melhoria nos índices devido aos incentivos feitos pelo Governo do Estado às redes municipais, por meio do Soma – Pacto pela Aprendizagem, visando preparar o aluno que vem do Ensino Fundamental e ingressa no Ensino Médio.

“Estamos trabalhando com os estudantes do Ensino Fundamental II, por meio de visitas às escolas e simpósios, levando às unidades de ensino o que a rede estadual oferece para estimulá-los, apresentando a matriz curricular das escolas cidadãs integrais, onde o aluno desenvolve seu protagonismo juvenil e terá novas possibilidades de realização profissional”, ressaltou Aléssio.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024