Categorias: Educação

PB lidera ranking de aprovados no Sisu 2025 com 52% dos candidatos que participaram do Enem

PUBLICIDADE

Com a divulgação do resultado do no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, a Paraíba registrou o maior índice proporcional de aprovação no sistema, com 52% dos candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sendo aprovados. No total, 20.546 paraibanos foram aprovados entre os 39.656 que realizaram o Enem, colocando o estado em quarto lugar no ranking de aprovações em números absolutos, atrás de estados com maior número de inscritos.

Ainda nessa análise, em termos proporcionais, a Paraíba superou estados como Minas Gerais, que aprovou 24% de seus inscritos, e Rio de Janeiro, com 27% de aprovação, destacando-se pelo alto índice de sucesso.

A alta taxa de participação no Enem também reflete o incentivo à inscrição no exame. De acordo com o Censo da Educação Superior 2023, a Paraíba é um dos três estados com maior mobilização para a realização do Enem, ficando atrás apenas de Ceará e Goiás. 72,3% dos alunos da rede estadual se inscreveram para o exame, o que reflete a atuação do Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB).

Entre as ações implementadas, destacam-se os programas “Se Liga no Enem Paraíba” e ‘Desafio Nota 1000’, que ajudaram na preparação dos alunos. O programa Se Liga no Enem envolveu mais de 13.400 estudantes em 2024 e os programas de apoio têm sido fundamentais para o ingresso dos estudantes no ensino superior.

O desempenho da Paraíba também foi destacado pela estudante Daniele Maria Silva, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que foi aprovada para o curso de História na Universidade Federal de Campina Grande.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, comentou que o bom desempenho do estado reflete a aplicação de políticas educacionais focadas na qualificação e no acesso ao ensino superior.

Redação

Últimas notícias

Feminicídio: uma tragédia que precisa ser contida!

Ele está presente em todos os cinco continentes do nosso globo terrestre… infelizmente, o continente…

24 de março de 2026

Julian expõe bastidores de campanha de Bolsonaro na PB: “Deu empurrão em pastor Sérgio e gritou com Cabo Gilberto”

O ex-deputado federal Julian Lemos fez novas declarações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, durante entrevista…

24 de março de 2026

Líder do Governo João na ALPB reage à saída de Gervásio do PSB e diz que “perspectiva de poder mexe com a cabeça de políticos”

O líder do governo de João Azevêdo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Chico…

24 de março de 2026

Camila Toscano destaca forte aceitação de Cícero no Brejo e projeta apoio de 90% da sua base ao prefeito

A pré-candidatura do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), ao Governo do Estado segue…

24 de março de 2026

Mesmo de saída para o MDB, Tovar rejeita André Gadelha e declara voto em Vené e Nabor para o Senado

Mesmo de saída para o MDB, o deputado estadual Tovar Correia Lima já deixou claro…

24 de março de 2026

Mersinho afirma que vai trabalhar para minimizar diferenças entre Jhony Bezerra e Pedro Cunha Lima no PSD

A chegada do ex-secretário de Saúde, Jhony Bezerra, ao PSD tem movimentado os bastidores da…

24 de março de 2026