A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba está entre os 12 Estados do Brasil que já implantaram o ensino fundamental de nove anos

Censo 2009: Paraíba está entre os 12 Estados do Brasil que já implantaram o ensino fundamental de nove anos

A Paraíba está entre os 12 Estados do país que já implantaram o ensino fundamental de nove anos. Os demais estados tem até 2010 para implantar o novo modelo. Até agora a região mais avançada é o Centro-oeste.

No ano passado, 59,01% dos alunos foram matriculados no ensino fundamental de nove anos no país. Todas as escolas terão de seguir obrigatoriamente o novo modelo a partir de 2010. Os dados fazem parte do Censo Escolar 2009, divulgado nesta segunda-feira (30), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A mudança no ensino fundamental foi determinada por uma lei de 2005, que antecipou a entrada das crianças na escola. Antes, o ensino era obrigatório dos 7 aos 14 anos (da 1ª a 8ª série). A nova faixa etária vai dos 6 aos 14 anos (do 1° ao 9° ano).

Ao olhar os dados por região, as escolas da região Centro-Oeste estão à frente, já que 83,01% dos alunos foram matriculados em escolas que já cumpriram o novo modelo em 2008. Na região Sul, por sua vez, a maior parte dos estudantes ainda se matricularam no antigo modelo no mesmo período.

Segundo o Inep, o modelo está quase totalmente implantado em 12 estados: Rondônia, Acre, Amazonas e Tocantins – na região Norte; Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas – no Nordeste; Rio de Janeiro – no Sudeste; e Mato Grosso do Sul e Goiás – no Centro-Oeste.

Entre os estados que têm menos de 60% dos alunos cursando o ensino fundamental de nove anos, são observados ritmos diferentes de adequação. Em 2008, as taxas de crescimento variaram entre 13,95% na Bahia, a 74,14% no Amapá, mostra o levantamento.
 

 

Da Redação com G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe