Paraíba é semifinalista no Prêmio LED Luz na Educação, da Globo, com telescópios fabricados por reeducandos

PUBLICIDADE

A Paraíba é semifinalista do Prêmio LED Luz na Educação – edição 2024, realizado pela Rede Globo. O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB), está inscrito com o Projeto Esperança no Espaço – fabricação de telescópios refletores por reeducandos da cadeia da cidade de Esperança. Dos mais de 2.000 concorrentes no Brasil, a inovação da Paraíba é uma das 60 semifinalistas.

O secretário João Alves, que é um dos entusiastas do projeto, destacou ser esta é uma excelente notícia para toda a Paraíba, em especial a área educacional. “Devemos entender que a iniciativa de Lindemberg Lima (idealizador do projeto e diretor da unidade prisional) não se resume a uma conquista do Governo da Paraíba ou da Seap, é uma inovação talvez inédita no mundo – a construção de telescópios por pessoas em privação de liberdade – e não é só isto, o grande resultado é a democratização do estudo da astronomia nas escolas”, pontuou. O Governo do Estado já autorizou a fabricação de 600 telescópios para escolas estaduais.

O Projeto Esperança no Espaço está inscrito na categoria Empreendedores e Organizações Inovadoras, que abrange iniciativas que contribuem com a educação fora do ambiente escolar. A próxima etapa do LED Luz na Educação selecionará 15 finalistas dentre os 60 semifinalistas. Em dezembro serão conhecidos os finalistas. Cada um dos seis vencedores, dois por categoria, receberá o prêmio de 200 mil reais.

“É uma alegria grande. Já nos sentimos vitoriosos, porque o projeto está apenas no segundo ano e já é semifinalista de um dos maiores prêmios da educação brasileira. Então agora é ficar na expectativa, quem sabe ser um dos finalistas”, comemora Lindemberg Lima. Nesta sexta-feira (10), ele participa de entrevista online com auditores do Prêmio LED Luz na Educação.

Iniciado em julho de 2022 o Projeto Esperança no Espaço tem apoio da juíza da 1ª Comarca de Esperança, Paula Frassinete Nóbrega de Miranda, por meio de verba pecuniária.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano admite dependência de alianças para chapa federal e projeta crescimento do MDB na Assembleia em 2026

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), presidente estadual do partido na Paraíba, afirmou, durante…

23 de dezembro de 2025

Cícero Lucena evita falar sobre alinhamento com família Cunha Lima e reforça diálogo com aliados

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), voltou…

23 de dezembro de 2025

Felipe Leitão confirma desejo de disputar presidência da ALPB: “Construindo isso ao longo desses anos”

O deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Felipe Leitão (Republicanos), confirmou…

23 de dezembro de 2025

Hugo Motta afirma realinhamento com Governo Lula durante posse do novo Ministro do Turismo

O deputado federal paraibano e presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou na…

23 de dezembro de 2025

Luiz Couto evita críticas a Ricardo Coutinho e defende foco do PT nas pautas do povo

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) evitou, nesta segunda-feira (22), fazer críticas ao ex-governador da…

23 de dezembro de 2025

Ruy garante novos recursos para ampliar atendimento a autistas no Brejo paraibano

Parlamentar reforça compromisso com inclusão na Paraíba O fortalecimento da rede de apoio e acolhimento…

23 de dezembro de 2025