Investimento será destinado a grupos de projetos de tecnologia  

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), com apoio do Ministério da Educação (MEC), selecionou, nesta semana, 11 grupos de pesquisa de universidades federais para receber investimentos. Eles se juntam a seis grupos já credenciados e vinculados às universidades federais (UFRGS, UFSC, UFRJ, UFMG, UFU, UFCG). Com isso, sobe para 17 o número de instituições que devem receber cerca de R$ 30 milhões para investir em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para atender demandas do setor industrial. 

Os novos grupos foram selecionados dentre as 37 propostas apresentadas. Com a iniciativa, cerca de 530 estudantes serão beneficiados. Segundo o MEC, os projetos serão desenvolvidos nas áreas de Energias Renováveis, Fibras Florestais, Sistemas Embarcados, Geotecnologia e Agronegócio, Inteligência Artificial, Computação Industrial, Materiais Avançados/Nanomateriais, Computação Industrial, Robótica Inteligente, Sistemas Veiculares e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Segundo o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, o credenciamento das novas unidades pela Embrapii mostra o comprometimento do Ministério em incentivar a inovação nas universidades federais. Além de estimular a interação entre o setor produtivo e os centros acadêmicos, o credenciamento de unidades em universidades federais também visa capacitar profissionais para atuação em projetos de PD&I na indústria.

Assim, o programa prevê a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos Embrapii, no modelo hands-on, que permite o aprendizado a partir da experiência real, atuando em projetos de pesquisa aplicada com a indústria. 

 

*Com informações do MEC

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

UFPB está no Top 100 das melhores universidades da América Latina

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está entre as 100 melhores universidades da América Latina, na classificação do “The Latin America University Rankings 2020”, da revista britânica especializada em avaliação…

Inscrições para o Sisu 2020.2 terminam nesta sexta-feira com quase 5 mil vagas na

Com quase 5 mil vagas disponíveis para o ensino superior na Paraíba, terminam nesta sexta-feira (10) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.2, As três universidades públicas…