A Paraíba o tempo todo  |

Para desenvolver projetos de tecnologia, universidades brasileiras devem receber R$ 30 milhões

 Investimento será destinado a grupos de projetos de tecnologia  

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), com apoio do Ministério da Educação (MEC), selecionou, nesta semana, 11 grupos de pesquisa de universidades federais para receber investimentos. Eles se juntam a seis grupos já credenciados e vinculados às universidades federais (UFRGS, UFSC, UFRJ, UFMG, UFU, UFCG). Com isso, sobe para 17 o número de instituições que devem receber cerca de R$ 30 milhões para investir em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para atender demandas do setor industrial. 

Os novos grupos foram selecionados dentre as 37 propostas apresentadas. Com a iniciativa, cerca de 530 estudantes serão beneficiados. Segundo o MEC, os projetos serão desenvolvidos nas áreas de Energias Renováveis, Fibras Florestais, Sistemas Embarcados, Geotecnologia e Agronegócio, Inteligência Artificial, Computação Industrial, Materiais Avançados/Nanomateriais, Computação Industrial, Robótica Inteligente, Sistemas Veiculares e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Segundo o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, o credenciamento das novas unidades pela Embrapii mostra o comprometimento do Ministério em incentivar a inovação nas universidades federais. Além de estimular a interação entre o setor produtivo e os centros acadêmicos, o credenciamento de unidades em universidades federais também visa capacitar profissionais para atuação em projetos de PD&I na indústria.

Assim, o programa prevê a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos Embrapii, no modelo hands-on, que permite o aprendizado a partir da experiência real, atuando em projetos de pesquisa aplicada com a indústria. 

 

*Com informações do MEC

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe