Categorias: Educação

Pais devem ficar atentos ao que os filhos assistem na TV, afirma psicóloga

 Para a psicóloga clínica Ana Sandra Fernandes, o impacto que a mídia provoca vem de vários instrumentos que possui para influenciar crianças e adolescentes. Ela explica que as crianças são consumidoras e que estimulam os pais também a consumir. “Então a gente tem aí um processo que é difícil, principalmente, porque a gente vive numa sociedade de consumo exacerbado e as crianças acabam sendo um elo muito frágil nessa história, porque tudo que elas veem, elas querem. Agora é muito importante essa presença e participação dos pais, primeiro para poder acompanhar as coisas que os filhos veem, querem e assistem, sobretudo quando se é criança”, analisa.

Ana Sandra diz que não dá para pegar uma criança e não ter controle das coisas que essa criança acessa num mundo midiático e que pode queimar etapas na sua formação. “É preciso que os pais acompanhem, estejam sempre por perto, tenham interesse, queiram saber, e o mais importante que eles conversem com os filhos sobre esses interesses, sobre todas essas questões, porque é natural que a criança veja e queira, porém, mais importante que isso, é que os pais possam participar desse processo, no sentido de orientar e explicar aquilo que é bom, que é válido. Um coisa que é também muito importante é que as crianças utilizam muito os pais como modelo”, observa.

A especialista acrescenta que é importante que os próprios pais se questionem, se eles não estão dando para os seus filhos um modelo de consumo, um modelo de como essa criança deve se comportar, e isso às vezes é fundamental, porque o que a criança está fazendo é reflexo da mídia sim, mas é reflexo também do que a família no modo geral, valoriza enquanto consumo. “Se, de repente, eu sou uma pessoa consumista, isso é um valor para mim, e é possível que os meus filhos tenham ali um encaminhamento que vai de encontro a aquilo que eu também sou. É claro que, para além dos pais, as crianças convivem com as escolas, tem outros amigos, os amigos tem as coisas e os filhos naturalmente querem ter também. Aí é fundamental que os pais tenham essa participação de entender que a criança não precisa ter tudo. O não é extremamente importante, ou seja, essa noção de limite”, explana.

Ana Sandra defende que é muito importante esse entendimento que não dá para ter tudo, e que os pais não podem dar tudo que a criança quer, sobretudo entendendo que eles possam está criando um problema muito mais sério para o futuro. Primeiro, que a situação daquela criança que tem tudo é complicada, porque ela vai ter uma dificuldade muito grande de lidar com a frustação. Segundo, porque ela acha que tudo tem que ser sempre sim para ela, e aí não dá, porque tem coisas que mesmo que se queira dar, não tem como, principalmente, porque tem coisas que o dinheiro não compra. “Se eu não preparo essas crianças para lidarem com a frustação, com o não, pode acontecer delas serem adultos, no futuro, extremamente frustrados por não terem aquilo que querem. Então, esses “nãos” são fundamentais. É o equilíbrio, porque a realidade está posta e ela não vai mudar”, conclui.

Redação

Últimas notícias

Levantamento aponta que a PB aparece na 2ª posição no NE e na sétima no Brasil com os melhores indicadores Segurança Pública

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou…

14 de fevereiro de 2026

Bruno Cunha Lima comenta possibilidade de Juliana ocupar vaga de vice na chapa de Efraim: “Muito honrado”

O nome da primeira-dama de Campina Grande, Juliana Cunha Lima, segue ganhando força nos cenário…

13 de fevereiro de 2026

Paraíba tem 5,6 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni

araíba teve 5.632 estudantes pré-selecionados no processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos…

13 de fevereiro de 2026

PRF inicia Operação Carnaval 2026 com reforço na fiscalização em todo o País

Começou à meia-noite desta sexta-feira (13) a Operação Carnaval 2026, da Polícia Rodoviária Federal (PRF).…

13 de fevereiro de 2026

Governador defende Lei do Gabarito e critica tentativa de flexibilização: “É obedecer o que está na Constituição”

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevedo (PSB), reafirmou nesta sexta-feira (13),…

13 de fevereiro de 2026

Em JP, família procura homem desaparecido no bairro de Cruz das Armas

Uma família do bairro de Cruz das Armas está a procura de um homem identificado…

13 de fevereiro de 2026